Alagoas
Prazo para convocação das Conferências Municipais e Intermunicipais de Meio Ambiente termina amanhã (17)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) informa que o prazo para a convocação das Conferências Municipais e Intermunicipais do Meio Ambiente no Estado de Alagoas se encerra nesta sexta-feira (17). Esta extensão foi oficializada pela Deliberação nº 01/2025, emitida pela Comissão Organizadora Estadual (COE) da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, "as Conferências Municipais e Intermunicipais são momentos decisivos para a construção de um futuro mais sustentável. Elas oferecem uma oportunidade única para que cada município alagoano traga suas especificidades à mesa, garantindo que as políticas públicas de preservação ambiental reflitam verdadeiramente as necessidades de nossa população”.
As Conferências desempenham um papel importante na construção de políticas públicas ambientais, permitindo que as demandas locais sejam incorporadas às discussões estaduais e nacionais. A participação ativa dos municípios nessas etapas é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de preservação ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas.
A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Alagoas está programada para ocorrer nos dias 14 e 15 de março de 2025. Este evento reunirá gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas para debater e formular propostas que serão levadas à 5ª CNMA.
A realização das etapas municipais e intermunicipais é imprescindível para garantir que as especificidades e necessidades de cada região do estado sejam consideradas no planejamento ambiental em âmbito nacional.
Os gestores municipais que ainda não convocaram suas conferências têm até o dia 17 de janeiro para formalizar o procedimento junto à COE/AL, conforme as orientações estabelecidas na Deliberação nº 01/2025.
Para mais informações e acesso aos documentos necessários, os interessados podem visitar o site oficial da Semarh ou entrar em contato diretamente com a Comissão Organizadora Estadual.
A Semarh reforça a importância da participação de todos os municípios alagoanos nesse processo, visando à construção coletiva de soluções para os desafios ambientais contemporâneos e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade no estado de Alagoas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios