Alagoas
Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Uneal é reconhecida pelo selo ODS Educação 2024
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foi contemplada com o selo ODS Educação 2024, uma certificação concedida pelo Instituto Selo Social em reconhecimento às iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os projetos reconhecidos está a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que se consolidou como uma das dez ações da Uneal premiadas por seu impacto na promoção de educação inclusiva e na valorização do envelhecimento ativo.
Criada em 2018, a Unapi tem sido essencial na construção de um espaço educativo voltado à terceira idade, beneficiando cerca de 120 participantes por ano. Por meio de cursos, oficinas, palestras, eventos culturais e ações de saúde, o programa oferece oportunidades de aprendizado e convivência para pessoas idosas, promovendo inclusão e participação social.
Maria Passarinho, de 70 anos, é uma das participantes desde a primeira edição do projeto. Ela compartilhou sua experiência ao longo dos anos. “Já são quase sete anos de encontros, e cada momento vivido é único. A cada mês, aprendemos algo diferente, é uma lição de vida. Além disso, aumentam as amizades, amizades saudáveis e cheias de afeto. Quando comecei, achava que seria uma escola como as outras, mas descobri que é muito mais do que isso. Não me arrependo de ter entrado, pelo contrário, sou muito feliz por participar. Cada encontro é especial, e só tenho a agradecer a Deus e à Unapi por essa oportunidade. Com 70 anos, estou de bem com a vida e muito feliz por estar aqui”.
Para Dona Deusdete, de 75 anos, a Unapi transformou sua vida. Ela chegou ao projeto após ser encaminhada pela equipe do Centro de Especialidades Médicas de Palmeira dos Índios (Cespi), onde tratava uma depressão grave. “A Unapi fez com que eu reconhecesse a minha própria história. Ela é muito importante porque eu rejuvenesci. Estou revivendo graças à Unapi. Já participei de fórum, já participei dos jogos, já participei de tudo. Hoje, sou uma nova criatura, graças a Deus. A Unapi me fez sorrir, me fez crescer, me fez gente. Convido a todos: venham conosco, venham viver”.
Com a ampliação para o Campus VI, em Maceió, a iniciativa alcança ainda mais comunidades, transformando vidas por meio da educação. A professora Sara Jane Cerqueira, coordenadora da Unapi, destacou a importância desse reconhecimento. “O Selo ODS Educação é um marco para a Uneal e, particularmente, para a Unapi, que tem contribuído para valorizar o papel das pessoas idosas em nossa sociedade. Vamos continuar trabalhando para ampliar o alcance desse projeto para todos os campi, promovendo aprendizado, autonomia e qualidade de vida”.
Além da Unapi, a Uneal teve mais nove iniciativas reconhecidas:
1. CLIND - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uneal
3. Modernização dos Espaços de Aprendizagem
4. Casa de Vegetação - Estufa Uneal
5. LABIMA - Laboratório de Informática e Metodologias Ativas
6. Moderniza Uneal
7. PARFOR Equidade: Formação de Professores para uma Educação Mais Inclusiva
8. Programa Bolsa Alimenta
9. PROBRINCAR - Programa de Formação para Organização e Planejamento de Tempos e Espaços para o Brincar
A inscrição dos projetos para a certificação do selo foi realizada pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) da Uneal. A cerimônia nacional de entrega da certificação ocorrerá no dia 20 de março de 2025, às 14h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem é flagrado praticando atos libidinosos e conduzido ao CISP em Palmeira dos Índios
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?