Alagoas
Janeiro Branco: psicólogo da Uncisal alerta para sinais de cuidado com a saúde mental
A campanha Janeiro Branco, que ocorre anualmente no primeiro mês do ano, busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Para o psicólogo Bryan Silva Andrade, coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), essa é uma oportunidade para discutir os desafios emocionais enfrentados pela sociedade e promover ações que incentivem o autocuidado.
“Falar sobre saúde mental é essencial para compreender como nossos pensamentos, emoções e afetos influenciam nossa vida e como podemos cuidar melhor de nós mesmos”, afirmou o especialista.
Bryan destaca que o cuidado com a saúde mental deve integrar aspectos biológicos, sociais e emocionais. “No campo biológico, sabemos que atividades físicas promovem a liberação de neuroquímicos que geram bem-estar. Não é necessário frequentar academias; qualquer atividade que envolva movimento pode ser benéfica”, explicou. Ele também reforça a importância de ambientes acolhedores e organizados para proporcionar uma sensação de segurança e proteção.
O psicólogo chama atenção para sinais que podem indicar vulnerabilidade emocional. “Quando nossos sofrimentos começam a impactar nossa capacidade de estudar, trabalhar ou nos relacionar com outras pessoas, é hora de buscar ajuda. Muitas vezes, emoções como medo, tristeza ou raiva podem nos levar a comportamentos desadaptativos”, alertou Bryan.
Além disso, ele defende a necessidade de vínculos sociais saudáveis e diversificados. “Manter relações recíprocas e investir em novas experiências socioculturais pode ampliar horizontes e fortalecer a saúde mental”, apontou. Entre as recomendações, estão práticas coletivas, como esportes e atividades artísticas, e o desenvolvimento do autoconhecimento, que ajuda a enfrentar desafios emocionais de forma mais assertiva.
O NAPS da Uncisal, localizado no 3º andar do prédio-sede da Universidade, oferece suporte psicológico e psicopedagógico aos estudantes da instituição. Roseane Lima, Kátia Regina e o próprio Bryan compõem a equipe de profissionais que realizam os atendimentos. “Nosso trabalho é apoiar os alunos para que enfrentem seus desafios emocionais e acadêmicos, promovendo um espaço de acolhimento e crescimento pessoal”, destacou Bryan.
Ele também pontuou que, apesar do crescente reconhecimento da importância da saúde mental, ainda há preconceitos e negligências. “Infelizmente, muitas pessoas ainda ignoram sinais de sofrimento e recorrem a comportamentos compensatórios, como isolamento ou consumo excessivo de álcool. Esse padrão de comportamento, se não tratado, pode agravar o quadro emocional”, explicou.
Para quem busca ajuda, o NAPS oferece agendamentos por meio do site oficial e está disponível de segunda a sexta-feira. “A saúde mental não pode ser negligenciada. É preciso reconhecer os sinais, buscar apoio e investir no cuidado contínuo”, finalizou Bryan.
Serviço
Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS);
Local: 3º andar, prédio-sede da Uncisal;
Funcionamento: Segunda a quinta, das 8h às 18h; sexta, das 8h às 14h;
Agendamentos: https://naps-uncisal.reservio.com/Telefone: (82) 3315-6726
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3BRIGA CONTINUA
Luísa Duarte dá publicidade inédita ao repasse do duodécimo de R$ 765 mil; valor expõe sobra de mais ou menos R$ 420 mil na Câmara
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB