Geral
SP confirma primeiro caso humano de febre amarela em 2024
Baixar
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de febre amarela em humano este ano. Um homem, de 27 anos, um morador da capital paulista e que esteve em Socorro, na região de Campinas, onde foi registrado recentemente um caso de febre amarela em macaco.
O estado registrou dois casos da doença em humanos em 2024 - sendo um contraído dentro do próprio estado e outro de um homem contaminado em Minas Gerais, que morreu.
O Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos. sendo sete na região de Ribeirão Preto; um, em Pinhalzinho; e outro, em Socorro.
Os macacos são apenas hospedeiros e não transmitem a doença. Isso acontece somente pela picada de mosquitos silvestres.
As ações de vigilância em saúde e vacinação foram intensificadas nessas regiões, além da recomendação de cuidados para quem irá viajar para áreas de mata.
A vacina contra a doença é a principal medida para se proteger da febre amarela e está disponível em postos de saúde. Ela deve ser aplicada ao menos 10 dias antes do deslocamento para regiões com casos.
Os sintomas iniciais da febre amarela são febre súbita, calafrios, dores intensas no corpo e cabeça, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza recorrentes.
*Com informações da Agência Brasil
Saúde Vacinação e vigilância são intensificadas em regiões afetadas Brasília 14/01/2025 - 07:26 Samia Mendes / Patrícia Serrão Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional Febre Amarela terça-feira, 14 Janeiro, 2025 - 07:26 1:36
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Caneta de Luisa Duarte é liberada para novas nomeações: mais 18 cargos comissionados na prefeitura