Alagoas
Centro de Acolhimento Integrado, Prevenção e Pósvenção ao Suicídio e Autolesão do HGE já fez quase 100 atendimentos
A equipe do Centro de Acolhimento Integrado, Prevenção e Pósvenção ao Suicídio e Autolesão, (Cais), localizado no Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, realizou o atendimento a 99 pacientes desde sua abertura em agosto de 2024.
Todos os pacientes são encaminhados para o Cais através do HGE, onde recebem atendimento especializado de uma equipe multidisciplinar. A equipe é composta por profissionais capacitados para reconhecer fatores de risco, realizar um acolhimento humanizado e fazer os encaminhamentos necessários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“São atendidos casos declarados de pacientes com autoextermínio que precisam de acompanhamento especializado e acolhimento humanizado”, explicou a coordenadora do Cais, psicóloga Soraya do Amaral.
A coordenadora explicou que os atendimentos abrangem todas as regiões do estado de Alagoas. “Apesar da maioria dos pacientes serem da 1ª região, especialmente da cidade de Maceió, foram acolhidas pessoas provenientes de todas as regiões do estado o que reforça a necessidade do serviço para a segurança clínica da população alagoana”, destacou Soraya.
Dentre os serviços ofertados pelo centro estão o apoio psicológico, intervenções psicoterapêuticas, acolhimentos aos familiares, atividades socioeducacionais, encaminhamentos para redes adequadas para a pósvenção, identificação de necessidade de suporte e acompanhamento extra-hospitalar.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a gestão da saúde estadual está comprometida em apoiar de forma técnica todas as ações para prevenção e pósvenção ao suicídio e apoio às famílias.
“O ato de atentar contra a própria vida é sempre traumático para as pessoas próximas e ainda é um tema considerado tabu para sociedade. Por isso, através da Supervisão de Atenção Psicossocial e do Cais, a Sesau vem atuando para debater e implementar iniciativas que possam evitar este problema de saúde pública, bem como, acolher os familiares daqueles que se suicidaram”, salientou o gestor da saúde estadual.
HGE
Com 357 leitos, o HGE é o único hospital de Urgência e Emergência em Alagoas com funcionamento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referência no atendimento de Média e Alta complexidade a vítimas de queimaduras, doenças coronarianas e vasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas, ortopedia e pediatria – dia e noite.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar