Alagoas

Samu atende vítimas de acidentes em Palmeira dos Índios e Maceió

Arnaldo Santtos / Ascom Samu 02/01/2025
Samu atende vítimas de acidentes em Palmeira dos Índios e Maceió
Vítimas foram encaminhadas para as unidades de referências de suas cidades - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado na quarta-feira (1º), para atender duas ocorrências graves em Alagoas: uma vítima que pulou de um veículo em movimento em Palmeira dos Índios e outra em um acidente de motocicleta contra um poste em Maceió. Ambas as situações demandaram intervenções rápidas e técnicas para garantir a estabilização inicial e o transporte seguro aos hospitais de referência.

 

No município de Palmeira dos Índios, Agreste alagoano, uma mulher de 48 anos pulou de um veículo em movimento na Rua Fernando Calisto, próximo à subida do Cristo. Encontrada consciente e sentada fora da cena do acidente, a vítima apresentava fratura no punho direito, luxação no tornozelo esquerdo e queixava-se de dor de cabeça. A equipe do Samu realizou imobilizações padrão e encaminhou a paciente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Devido à gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

 

Mais tarde, em Maceió, um jovem de 27 anos colidiu sua motocicleta contra um poste na Avenida Muniz Falcão, no Barro Duro. A vítima foi encontrada consciente, mas com fratura exposta na tíbia e fíbula do membro inferior esquerdo, além de escoriações no dorso. O caso foi classificado como de alto risco, mobilizando uma Unidade de Suporte Básico (USB) para estabilização inicial e uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) para transporte ao Hospital Geral do Estado (HGE).

 

As duas ocorrências destacam a importância do atendimento ágil e eficaz do Samu, além de reforçar a necessidade de prevenção, como o respeito às normas de trânsito e o uso de equipamentos de segurança para reduzir a gravidade de acidentes. “O Samu segue como referência no atendimento a vítimas de acidentes graves em Alagoas, destacando sua eficiência e preparo técnico para situações de urgência”, enfatizou a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana.