Política
Centro de Referência em Assistência Social atendeu mais de 420 mil pessoas em quatro anos
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços assistenciais, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Atualmente, Maceió conta com 18 unidades, localizadas em diferentes bairros, com o objetivo de ampliar os atendimentos e oferecer uma melhor qualidade de vida através dos serviços ofertados. Com isso, as unidades possibilitam o acesso da população aos benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Segundo dados levantados para Diretoria de Proteção Social Básica, a Prefeitura de Maceió realizou 420.428 atendimentos no período de janeiro de 2021 a agosto de 2024, oferecendo suporte, atendimento humanizado e potencializando a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nas unidades, a população é orientada sobre os benefícios socioassistenciais, podendo, também serem inscritas no Cadastro Único, que permitirá acesso aos programas sociais do Governo Federal.
Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Estes serviços consistem em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Diariamente, são realizadas atividades de convivência com grupos de idosos, crianças e adolescentes. As atividades focam em temáticas importantes para o fortalecimento de vínculos quebrados, valorização da família e cuidados com a saúde. São desenvolvidas diversas iniciativas que promovem o bem-estar dos usuários, como: Cine Vovó, Baile dos Idosos, Aulas de Karatê, atividades físicas, teatro, música, show de talentos, entre outros.
Considerada uma das pioneiras do Serviço de Convivência, a frequentadora Benedita Fernanda, de 85 anos, conhecida carinhosamente como Dona Biu do Pandeiro, é uma das principais personalidades do serviço e confirma sua mudança de vida após entrar no Cras.
“Eu frequento o Cras há 10 anos e posso dizer que minha vida mudou para melhor depois que conheci essas pessoas maravilhosas. Pude resgatar minhas raízes das cantigas, danças e brincadeiras que fizeram parte da minha vida, e hoje não consigo me ver sem estar nesse lugar, aqui eu sou muito feliz", disse.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece aos usuários um conjunto de serviços e ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao propiciar à população em vulnerabilidade social novas oportunidades de convívio social. O intuito é contribuir com a construção de novos projetos de vida. Segundo dados da Semdes, entre janeiro de 2021 a setembro de 2024, foram realizados 139.819 mil atendimentos do serviço, promovendo e priorizando o bem-estar da população maceioense.
Mais lidas
-
1FEMINICÍDIO
Adolescente filha de radialista é assassinada em Maravilha
-
2ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador Julio Cezar mantém controle da Prefeitura mesmo após deixar o cargo
-
4FUTEBOL
Futebol: Cruzeiro anuncia mais reforços para 2025
-
5REDES SOCIAIS
Noivo da médica alagoana morta na Tailândia, Fernando Ressurreição faz publicação nas redes sociais