Política

Prefeitura de Maceió amplia oferta de procedimentos executados pelo SUS

02/01/2025
Prefeitura de Maceió amplia oferta de procedimentos executados pelo SUS

Com o comprometimento de garantir um acesso cada vez mais abrangente da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de Maceió implementou, desde o início da gestão municipal, uma série de inovações para ampliar a oferta de procedimentos realizados pelo SUS no Município.

Nem mesmo o enfrentamento à pandemia do Covid-19 foi capaz de frear as iniciativas da gestão municipal para promover o acesso mais facilitado à assistência em saúde, em especial, à área da Atenção Especializada, que há muito tempo penalizava a população com a falta de diagnóstico e tratamentos adequados com demanda reprimida.

Para se ter uma ideia da mudança promovida, no primeiro ano de gestão do prefeito JHC foi alcançado um crescimento de 15, 33% no quantitativo de procedimentos, que chegou a 110.812 durante o ano de 2021.

Sob a condução da Diretoria de Linhas Prioritárias e Coordenação Geral de Atenção Especializada, o atendimento ganhou o suporte de ações relacionadas à Covid-19, como o aplicativo Atende em Casa, a central de teleatendimentos e a criação do Centro de Especialidade Eliane Machado, com a oferta de especialidades médicas direcionadas ao tratamento de sequelas da doença, o que possibilitou em 2021 um total de 1.344 consultas médicas.

A Prefeitura de Maceió voltou a expandir o número de procedimentos realizados pelo SUS, ao chegar a 128.615 em 2022. O planejamento da área de Atenção Especializada ainda incluiu a reestruturação do Serviço de Especialidades Pediátricas, no PAM Salgadinho, cuja obra foi entregue recentemente, bem como a implantação de um centro especializado de feridas, além da elaboração de fluxos e protocolos de atendimento e acesso, especialmente para consultas e exames.

Ações inovadoras ampliam oferta dos serviços de saúde pelo SUS. Foto: Secom Maceió
Ações inovadoras ampliam oferta dos serviços de saúde pelo SUS. Foto: Secom Maceió

Em 2023, a Atenção Especializada do município de Maceió avança, ainda mais, ao registrar um total de 168.815 procedimentos realizados naquele ano, com um crescimento de 24,8% em relação ao ano anterior.

Parte do avanço foi resultado de mais uma inovação na saúde municipal com a abertura do PAM Salgadinho – maior unidade de atendimento especializado em média complexidade do País –  para a realização de exames diagnósticos por imagem e de laboratório, em parceria com o Laclim, ao ampliar a oferta de procedimentos realizados pelo SUS.

Denominada como Fila Zero, a iniciativa pioneira da gestão municipal, realizada em horário estendido e aos sábados, visa zerar as filas de procedimentos e consultas nas mais diversas especialidades, numa espécie de mutirão semanal, que reduz o tempo de espera dos usuários do SUS. Aplicada junto à linha de cuidados com a saúde da mulher, durante a campanha do Outubro Rosa, a ação praticamente eliminou a espera por exames de mamografia, ultrassom e colposcopia, entre outros, além de consultas ginecológicas.

Com a rede de atendimento mais estruturada, a Atenção Especializada chegou a 2024, até o mês de setembro, a um total de 170.869 procedimentos executados. No período, outra inovação efetivada foi o programa Saúde em Dia. A execução do programa ampliou, entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2024, a oferta de consultas com especialistas em cirurgia geral, cardiologia, oftalmologia, nefrologia, urologia, infectologia, dermatologia, pneumologia, ortopedia e neurologia em 9.023 novos procedimentos.

A ampliação de exames de diagnósticos foi de 6.206 novas ofertas no período, com a realização de testes ergométricos, ecocardiogramas, ultrassonografias, videolaringoscopia, eletroencefalograma, colposcopia, entre outros procedimentos.

A rede de atendimento especializado cresceu com a implantação de novas ofertas no Hospital da Cidade - 40 leitos no serviço de hemodiálise, 8 novos leitos de enfermaria, ambulatório de cirurgia ginecológica e ampliação da assistência materna por vinculação - com a ativação oficial de 14 leitos 24h no CAPS AD, mutirão de Odontologia, contratualização de 15 novos leitos para a Rede de Urgência e Emergência (RUE), serviço de mamografia na unidade Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e o programa de acompanhamento oncológico no PAM Salgadinho.

Para tornar todas as metas realidade, foi necessário também que a Prefeitura de Maceió promovesse intervenções na infraestrutura da rede municipal de saúde, com a reforma e a readequação de espaços, aquisição de equipamentos e mobiliários específicos para os novos serviços. Entre as inovações que são executadas, estão a implantação de novos sistemas de informatização e autorização para a implantação de outros serviços, como as oito novas residências terapêuticas programadas pelo município de Maceió.

As medidas, somadas às inúmeras capacitações e treinamentos realizados com as equipes do Município, às parcerias público-privadas com grandes instituições e a articulação entre as áreas técnicas, a gestão municipal promove a maior revolução na história da assistência em saúde da capital alagoana, para garantir aos usuários do SUS o atendimento digno e eficiente que os maceioenses merecem.