Geral

Sesau garante tratamento em São Paulo para alagoana com síndrome de Cushing

Redação com Assessoria 24/12/2024
Sesau garante tratamento em São Paulo para alagoana com síndrome de Cushing
Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu suporte integral à Adaysa Vasconcelos, de 35 anos, de São Sebastião, que busca tratamento para a síndrome de Cushing. Diagnosticada em setembro de 2023, a paciente será encaminhada para São Paulo, onde realizará a cirurgia necessária para a retirada de um tumor na hipófise, com as despesas custeadas por meio do Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


Diagnosticada após episódios de dores de cabeça e pressão alta, Adaysa enfrenta os desafios da síndrome de Cushing, que já lhe causou um ganho de 40 quilos desde os primeiros sintomas. Afastada do trabalho, ela encontrou apoio na Sesau que, por meio do TFD, viabilizou o tratamento em São Paulo, local que dispõe de recursos necessários para a cirurgia e acompanhamento médico especializado.

Vendo a doença avançar, Adaysa iniciou uma “vaquinha online” para tentar levantar o dinheiro que cobriria os custos altos do tratamento. Sua postagem nas redes sociais acabou chegando ao conhecimento do Governo de Alagoas e, de imediato, a Secretaria de Estado da Saúde entrou em contato com a jovem e iniciou os procedimentos necessários ao Tratamento Fora de Domicílio. Ela foi acolhida no Hospital da Mulher onde realizou os exames necessários para confirmação de diagnóstico e encaminhamento do tratamento.

Adaysa fala do alívio de saber que teria o tratamento assegurado. “Essa síndrome causa pressão alta descompensada, artrose, osteoporose, fraqueza nas pernas, perda de movimentos. Hoje estou aqui no TFD da Sesau e, graças a Deus, consegui essa ajuda de custo para me tratar em São Paulo. Agora sinto que tenho uma chance real de recuperar minha saúde e voltar à minha vida normal. Estou muito grata pelo apoio do Estado”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa vai garantir o suporte completo para a paciente. “Serão custeadas as passagens aéreas; será fornecida uma ajuda de custo para a estadia e alimentação. A Sesau também tratou da organização do agendamento das consultas e do procedimento cirúrgico, em parceria com a unidade de saúde paulista”, explicou.

A Sesau reforça que o TFD é uma medida essencial para atender casos que não podem ser tratados em Alagoas, garantindo que pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos disponíveis no país. “Nosso compromisso é com a saúde e dignidade da população alagoana, e Adaysa é mais um exemplo de como podemos transformar vidas”, concluiu o secretário.

TFD

O TFD é o serviço que possibilita o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro Estado, visando buscar a cura de uma doença que não dispõe de atendimento terapêutico em Alagoas. Oferecido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado, através da Sesau, o objetivo é assegurar a assistência integral para os alagoanos.