Política

Moradores do Flexal participam de oficinas de tecnologia e empreendedorismo

21/12/2024
Moradores do Flexal participam de oficinas de tecnologia e empreendedorismo

“Eu cheguei de manhã. Só vou embora quando finalizar todos os cursos.” Assim começou a semana de aprendizado de Kauã Daniel, 14 anos, morador do Flexal. O jovem participou do projeto Tech Massa, desde o início das atividades, no dia 17 de dezembro, que foram encerradas neste sábado (21).

O caminhão-escola da Prefeitura de Maceió ficou estacionado em frente ao Espaço Flexal com oficinas gratuitas de tecnologia e empreendedorismo. Outras 52 pessoas foram capacitadas na região. A iniciativa foi executada pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti).

Entre os cursos oferecidos, destaque para o de informática para o primeiro emprego; inclusão digital para a terceira idade; Pacote Office; WhatsApp para negócios; criação de artes com a plataforma Canva; empreendedorismo e mercado de trabalho. As oficinas foram concluídas por turnos, manhã e tarde turno, e os alunos já saíram com os certificados de conclusão.

De acordo com a moradora Vanessa Tenório, o certificado do curso ajuda tanto para quem está começando no mercado de trabalho, quanto para quem busca se atualizar. “Tudo é aprendizado. Inclusive, eu trouxe minha filha para fazer também. Aproveitem as oportunidades, porque nunca tivemos algo parecido por aqui”, disse.

Vanessa Tenório participa das oficinas. Foto: Livia Moreira
Vanessa Tenório participa das oficinas. Foto: Livia Moreira

Iran Robert, 21 anos, participou do Tech Massa com o objetivo de adquirir o conhecimento necessário para abrir o próprio negócio. “É uma iniciativa muito boa da Prefeitura. As pessoas necessitam de oportunidades e qualificação para ter uma profissão e uma vida estabilizada”, afirmou.

Iran Robert visa qualificação profissional sobre abertura de negócios. Foto: Livia Moreira
Iran Robert visa qualificação profissional sobre abertura de negócios. Foto: Livia Moreira

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, destacou o trabalho da Prefeitura de Maceió em qualificar os moradores do Flexal, região afetada pela mineração da Braskem.

“Com o Tech Massa, queremos mais do que oferecer cursos; queremos plantar sementes de transformação. Cada certificado emitido representa um passo em direção a novas oportunidades e a um futuro mais promissor para os moradores do Flexal. Agradecemos ao prefeito JHC e ao vice-prefeito eleito Rodrigo Cunha por acreditarem no projeto”, ressaltou o secretário.

O Tech Massa, lançado em julho de 2024, já passou por 12 bairros e capacitou mais de três mil maceioenses. A expectativa é que o projeto alcance mais de quatro mil pessoas, levando o caminhão-escola a diversas regiões de Maceió em parceria com o Senai Alagoas.