Economia

UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites

16/12/2024
UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites
UE assina contrato com SpaceRise para projeto de 10,5 bilhões de euros de rede de satélites - Foto: Reprodução

A Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia assinaram, nesta segunda-feira, 16, um contrato com um consórcio que desenvolverá um projeto de rede de satélites multi orbital que permitirá à Europa a autonomia estratégica nas comunicações.

O projeto foi assinado com o consórcio SpaceRISE em cerimônia realizada na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, e será respaldado por 6,5 bilhões de euros de fundos públicos e mais de 4 bilhões de euros de fundos privados, segundo comunicado do consórcio, que reúne a Eutelsat, Hispasat e SES.

A infraestrutura de Resiliência, interconectividade e segurança por Satélite (IRIS2) deve fornecer serviços até o início de 2030.

"A IRIS2 não é apenas uma conquista tecnológica - é um testamento da ambição e unidade da Europa. Esta constelação de ponta protegerá nossas infraestruturas críticas, conectará nossas áreas mais remotas e aumentará a autonomia estratégica da Europa", afirmou Henna Virkkunen, vice-presidente executiva de Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia da UE.

"A IRIS2 será a rede preferida e confiável para a Europa no fornecimento de soluções de comunicação seguras e confiáveis e alto desempenho para a UE e seus Estados-Membros, bem como conectividade de banda larga de alta velocidade para cidadãos europeus, autoridades governamentais e empresas", segundo o comunicado da SpaceRISE.

O objetivo é que a rede desempenhe um papel transformador no reforço da soberania digital da Europa e conectividade de baixa latência, ressalta o comunicado.

O projeto ocorre à luz do avanço da Starlink, a constelação de satélites em andamento pela americana SpaceX.