Internacional
Quase 70% dos franceses duvidam que novo premiê traga estabilidade ao país
Uma nova pesquisa indicou que 67% dos francês não acreditam que o novo primeiro-ministro, François Bayrou, será capaz de restabelecer a estabilidade política no país.
Os dados foram levantados pela empresa de pesquisas Elabe para a rede midiática BFMTV. Ao todo, foram ouvidas 1.009 pessoas. A margem de erro não foi indicada.
O levantamento indicou também que 52% dos entrevistados duvidam que Bayrou conseguirá formar um gabinete amplo e realizar um acordo com a oposição sobre o projeto de lei orçamentária de 2025.
O presidente francês Emmanuel Macron indicou o centrista François Bayrou, líder do partido Movimento Democrático (MoDem), como primeiro-ministro do país em 13 de dezembro.
O movimento político segue a renúncia do predecessor, Michel Barnier, após um voto de não confiança da Assembleia Nacional, parte de uma maior crise política que assola o país desde uma derrota da coalizão macronista nas eleições do Parlamento Europeu.
Essa foi a primeira vez que o governo francês foi dissolvido por um voto de desconfiança do parlamento desde 1962.
Barnier foi declarado o chefe de governo em 5 de setembro após quase dois meses de paralisia da assembleia pela falta de consenso para eleger um premiê.
Sua chegada ao poder foi acompanhada de protestos populares depois que Macron se recusou a apontar Lucie Castet, da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, a maior do parlamento, para a posição.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5POLÍTICA
Ministro Renan Filho cancela agenda em Alagoas para acompanhar desabamento de ponte na BR-226