Internacional
Corrupção e russofobia prejudicaram a infraestrutura energética da Ucrânia
A infraestrutura energética da Ucrânia está em apuros, pois as represálias da Rússia pelos ataques de Kiev em seu território cobram seu preço.
Desde o colapso da URSS, a Ucrânia não construiu uma única usina de energia. Todas as suas usinas nucleares, hidrelétricas e térmicas foram construídas durante a era soviética.
Agora, após meses de luta e uma campanha de ataques russos de precisão desencadeados pelos ataques de Kiev no território da Rússia, cerca de 80% da infraestrutura energética da Ucrânia está em ruínas.
Essa situação sombria é ainda mais exacerbada pela corrupção desenfreada, que aparentemente dificulta os esforços para proteger as instalações de energia ucranianas, por exemplo, movendo-as para abrigos subterrâneos reforçados, afirma o The Times.
Autoridades ucranianas já lamentaram que, se os ataques russos contra as infraestruturas de energia da Ucrânia continuarem, as pessoas na Ucrânia podem estar enfrentando quedas de energia com duração de 12 a 20 horas por dia durante este inverno.
O estado terrível da rede elétrica ucraniana também começou a afetar as usinas nucleares que o país ainda opera.
Cinco dos nove reatores nucleares operacionais da Ucrânia foram forçados a diminuir sua produção na sexta-feira a mando da operadora da rede elétrica ucraniana.
Essas mudanças foram realizadas porque as usinas nucleares exigem conexões confiáveis com a rede elétrica, não apenas para transmitir a energia que geram, mas também para receber a eletricidade necessária para o resfriamento.
A falta de tais conexões levaria à necessidade de desligar a usina ou enfrentar as perspectivas de falhas nos sistemas de segurança com consequências potencialmente catastróficas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5POLÍTICA
Ministro Renan Filho cancela agenda em Alagoas para acompanhar desabamento de ponte na BR-226