Internacional

Congresso dos EUA pode reduzir número de caças F-35 encomendados em meio a falhas

O Congresso dos EUA pode reduzir o número de caças F-35 Lightning II de quinta geração que o Pentágono pretende encomendar em 2025, relata o portal Defense News.

12/12/2024
Congresso dos EUA pode reduzir número de caças F-35 encomendados em meio a falhas
Foto: © MAL FAIRCLOUGH

O Congresso está definido para permitir que o Exército adquira 68 caças F-35 da Lockheed Martin em 2025, sob a lei de autorização de defesa (NDAA) deste ano – mas impediria o Pentágono de aceitar 20 desses jatos até que o serviço mostrar como ele planeja resolver vários problemas com o programa Joint Strike Fighter.

O artigo detalha que as entregas desses 20 caças em questão previstas para 2025 só serão permitidas quando o secretário de Defesa explicar aos comitês de defesa do Congresso como o Pentágono planeja melhorar os problemas de pesquisa, desenvolvimento, testes, avaliação, produção e sustentabilidade em várias áreas no programa do F-35, relata o NDAA.

Anteriormente, um membro sênior da equipe do Comitê de Serviços Armados disse aos jornalistas que os membros têm "ficado cada vez mais frustrados" com o programa nos últimos anos, e citou a interrupção de fornecimento como um ponto particular de insatisfação e causa para a redução de entrega. Ele também disse que o programa precisava resolver problemas de software e radar do F-35.

Enquanto os EUA tentam aumentar a participação da aeronave fabricada pela Lockheed Martin, são cada vez mais comuns os relatos de falhas e problemas de operação em uma das aeronaves de maior custo para o governo, cerca de US$ 160 milhões (aproximadamente R$ 786,3 milhões) por cada uma delas.

Por Sputinik Brasil