Alagoas

Odontólogo do Hospital do Coração Alagoano ressalta importância da saúde bucal para evitar problemas cardíacos

Neide Brandão / Ascom Sesau 10/12/2024
Odontólogo do Hospital do Coração Alagoano ressalta importância da saúde bucal para evitar problemas cardíacos
Equipe faz avaliação rigorosa do estado da cavidade oral de todos os pacientes antes de qualquer procedimento - Foto: Nataly Lopes / Ascom Sesau



A saúde bucal vai muito além da estética e do bem-estar imediato. Estudos têm mostrado que problemas bucais, como gengivites e periodontites, por exemplo, podem ter um impacto direto em outras partes do corpo, incluindo o coração. O alerta é do odontólogo do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, Paulo César Santana.

 

Ele especificou que a cavidade oral é uma parte essencial do organismo. "A boca faz parte de um todo. Ela está vinculada a todo o corpo, todo o organismo do paciente. Sendo assim, qualquer repercussão na cavidade oral interfere, não somente numa condição cardíaca, como numa condição renal ou qualquer outra estrutura do paciente", afirmou o odontólogo.

 

“Manter uma boa condição bucal implica em uma boa saúde geral”, acrescentou.

 

No ambiente hospitalar, de acordo com o especialista, a função do cirurgião dentista é, em um primeiro momento, remover qualquer foco de infecção presente na cavidade oral.

 

“E aí quando falamos em um hospital cirúrgico e cardiológico, como o Hospital do Coração Alagoano, nossa maior preocupação é o pré-cirúrgico, onde preparamos este paciente para que ele vá para a cirurgia sem qualquer foco inflamatório, sem microorganismos, evitando riscos de endocardite infecciosa [infecção do revestimento interno do coração]. Isso porque 40% dos casos têm como fonte, infecções presentes na cavidade oral”, esclareceu Paulo César.

Assistência

 

Para evitar que os pacientes internados no Hospital do Coração Alagoano tenham problemas, a unidade dispõe de uma equipe formada por oito cirurgiões dentistas. Com isso, a saúde bucal dos pacientes recebe atenção especial, com acompanhamento odontológico integrado ao tratamento cardiovascular. 

 

Segundo Paulo César, a equipe realiza uma avaliação rigorosa do estado da cavidade oral de todos os pacientes antes de qualquer procedimento relacionado à saúde do coração.

 

"Procedimentos cirúrgicos não são realizados quando o paciente apresenta qualquer tipo de infecção na cavidade oral. Isso porque as infecções podem afetar a saúde do coração e complicar o tratamento", explicou.

 

Beneficiada

 

A equipe de odontologia acompanha o paciente enquanto ele está internado na unidade hospitalar, garantindo uma assistência sem intercorrências no pós-cirúrgico. A paciente Cláudia Lobo Cardoso, de 46 anos, recém-transplantada de coração e que já está em casa, foi assistida pelo Serviço de Odontologia.

 

Ela foi a segunda paciente transplantada de coração na Rede Pública de Saúde do Estado e recebeu alta médica na sexta-feira (6).  Acometida por miocardiopatia dilatada e insuficiência cardíaca, Cláudia Lobo Cardoso recebeu o novo coração no último dia 19 de novembro. 

 

Otoni Veríssimo, diretor do Hospital do Coração Alagoano, destacou a importância de uma abordagem integrada para a saúde.

 

"O cuidado com a boca, a prevenção de doenças periodontais e a manutenção de uma boa higiene bucal são medidas essenciais não apenas para evitar problemas odontológicos, mas também para proteger a saúde do coração e de outros órgãos vitais. No Hospital do Coração Alagoano, os pacientes são cuidadosamente monitorados e orientados, garantindo que qualquer risco relacionado à saúde bucal seja tratado de forma preventiva e eficaz, promovendo uma recuperação completa e segura", pontuou o gestor.