Economia
Comércio global deve atingir recorde em 2024, apesar de tensões comerciais, diz Unctad
O comércio global deve atingir um novo recorde de US$ 33 trilhões em 2024, mas riscos de uma guerra comercial expandida e desafios geopolíticos causam incerteza para as perspectivas de 2025, de acordo com a atualização de dezembro do relatório de comércio global do braço da ONU para comércio e desenvolvimento (Unctad), divulgado nesta quinta-feira, 5.
Segundo o documento, o novo recorde reflete um crescimento anual de 3,3%, demonstrando resiliência do setor, apesar dos desafios persistentes.
A expansão acontece pela alta de 7% no ano no comércio de serviços, enquanto o comércio de bens aumentou 2%, abaixo do pico de 2022.
Ainda que as economias em desenvolvimento tradicionalmente sejam fortes impulsionadoras do comércio global, elas enfrentam um crescimento mais lento. No entanto, setores como tecnologia da informação e comunicação e vestuário também ofereceram oportunidades de resiliência e diversificação.
"Para aproveitar as oportunidades em 2025, as economias em desenvolvimento precisam de apoio coordenado para navegar na incerteza, reduzir dependências e fortalecer seus vínculos com os mercados globais", sugere o relatório.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM