Alagoas
Alagoas sedia Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Em mais uma agenda do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) em Alagoas, Maceió recebeu o Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). O evento, realizado nessa terça-feira (26), no auditório da Uneal, impulsionou debates e propostas que iniciaram a construção da conferência, que acontecerá em 2025.
Com o tema “22 anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: de onde viemos e para onde vamos”, o seminário foi promovido pelo CNPIR e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Para a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Manuela Lourenço, este momento fortalece a articulação entre os atores envolvidos na promoção da igualdade racial e fomenta o empoderamento das comunidades negras, quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana. Além disso, ela explica que receber este evento ressalta o fortalecimento de Alagoas na construção da equidade. “Este é um momento histórico para Alagoas e que fortalece a promoção de debates sobre as políticas públicas e estratégias para a superação do racismo e das desigualdades raciais no nosso estado”.
 (2).jpeg)
O seminário nacional é um dos elementos centrais para a estruturação da quinta edição da Conapir. A conferência nacional, por sua vez, tem como objetivo construir medidas, ações, projetos e políticas públicas voltadas à erradicação do racismo e à efetivação da vida digna e equidade para a população negra, quilombola, cigana e de terreiro. Ela está convocada para os dias 25 e 29 de julho de 2025.
As discussões reuniram conselheiros nacionais, representantes do governo federal, movimentos sociais e integrantes de conselhos e de poderes públicos municipais e estaduais. Além disso, o evento contou com os ex-ministros da Igualdade Racial, Eloi Ferreira e Martvs Chagas.
Os participantes encararam um dia longo de debates e construções, que foram divididas em quatro painéis: “De onde viemos e para onde vamos”; “Democracia e Representatividade nos Poderes”; “Justiça Racial” e “Reparação”.
 (3).jpeg)
A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, vê como positivo o saldo das atividades e destaca que momentos como este são imprescindíveis para efetivar ações de reparação histórica e consolidar políticas afirmativas.
“A situação na qual a população negra se encontra ainda é uma situação de profunda desigualdade. Logo, esse seminário responde ao nosso desejo de futuro, que é o desejo de um país em que a igualdade racial seja efetivamente a marca e não o nosso histórico do colonialismo e da escravização de pessoas negras”, externou a secretária executiva do MIR.
Ao dar o pontapé inicial para a realização da 5ª Conapir, o evento também iniciou a convocatória para a realização das conferências municipais e estaduais. Nessas etapas serão construídas propostas a serem levadas para a conferência nacional e indicados os representantes das unidades federativas.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió