Geral
Cientistas vão avaliar impacto das mudanças climáticas na Antártida

Baixar
O Brasil está no comando de uma expedição inédita à Antártida. Com a participação de 61 cientistas de sete países, entre eles Brasil, Argentina, Rússia e Chile, e liderada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). a missão tem como objetivo estudar os impactos das mudanças climáticas nas geleiras antárticas.


Os cientistas, que embarcaram na última sexta-feira (22), desenvolvem estudos multidisciplinares em áreas como oceanografia, biologia e climatologia. Durante a missão vão mapear as mudanças ambientais, buscando compreender como as geleiras e o ecossistema antártico estão respondendo às alterações climáticas.
Os pesquisadores irão percorrer mais de 20 quilômetros ao longo da costa do continente gelado. Serão coletados dados biológicos, químicos, físicos e atmosféricos. Também será feito levantamento aéreo inédito das massas de gelo. O foco dos estudos terá três frentes: monitoramento da calota antártica, análise do clima e a investigação dos microplásticos.
A missão conta com 27 brasileiros e tem retorno previsto para 25 de janeiro de 2025. A iniciativa é considerada um marco da ciência polar, além de demonstrar o protagonismo do Brasil em pesquisas antárticas.

Geral Missão com cientistas de 61 países é comandada pelo Brasil Rio de Janeiro 25/11/2024 - 18:21 Roberto Piza Carolina Pessoa mudanças climáticas Antártida pesquisas antárticas segunda-feira, 25 Novembro, 2024 - 18:21 1:15
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA