Alagoas

No Rio de Janeiro, secretária Roseane Vasconcelos participa de seminário internacional

Ana Paula Lins e Bruno Soriano 20/11/2024
No Rio de Janeiro, secretária Roseane Vasconcelos participa de seminário internacional
Evento discutiu o papel da Educação na busca por uma sociedade inclusiva, igualitária e sustentável - Foto: Cortesia

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, participou do seminário “Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável”. O evento, que começou na segunda-feira (18) e foi encerrado nesta terça (19), no Rio de Janeiro, aconteceu durante a reunião da Cúpula do G20, reunindo secretários de Educação de todo o país para um debate sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais igualitária, sustentável e inclusiva.


O evento foi uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que contou com o apoio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Education Above All – organização fundada no Catar e que atua para garantir a igualdade de acesso à educação em todo o mundo.


“É uma honra representar o nosso estado neste seminário e em um evento histórico como a reunião do G20. E a educação, como se sabe, tem muito a contribuir. Afinal, nós educadores temos um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em Alagoas, o governo Paulo Dantas já contabiliza números expressivos, como demonstrado no último Ideb, o que só reforça a certeza de que estamos no caminho certo, reafirmando o compromisso com o futuro dos nossos jovens”, avaliou a secretária.


Esta foi a 19ª reunião de cúpula do G20, presidido pelo Brasil até esta terça-feira, quando o presidente Lula repassou, para a África do Sul, o comando do principal fórum de cooperação econômica internacional – que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana.


Em setembro, Maceió recebeu reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, ocasião em que 15 estudantes da rede estadual de ensino tiveram a oportunidade de atuar como jovens repórteres, entrevistando diversos especialistas e produzindo conteúdo jornalístico sobre temas como o uso da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.