Internacional
Le Pen acusa ministério público francês de exigir sua 'morte política'
Declaração da líder da direita francesa foi dada após o órgão solicitar uma pena de cinco anos inelegível para cargos públicos pelo envolvimento de seu partido em contratações fictícias de assessores.

A líder do partido Rally Nacional, da direita francesa, Marine Le Pen, classificou como "morte política" a sentença de cinco anos inelegível para cargos governamentais solicitada pelo ministério público francês em um caso que envolve contratações feitas por seu partido de assistentes fictícios para o Parlamento Europeu.
"Ela [a sentença exigida pelo promotor] é extremamente excessiva, pois ele pede uma sentença incomparável com outras acusações semelhantes solicitadas, chegando a exigir minha morte política com execução imediata", disse Le Pen em entrevista à emissora francesa TF1.
Se for aprovada pela justiça francesa e entrar em vigor de forma imediata, a sentença solicitada pelo ministério público vai impedir que Le Pen concorra às eleições presidenciais da França em 2027.
Além da inelegibilidade por cinco anos, o órgão solicita a prisão de Le Pen pelo mesmo período. Porém, há possibilidade de redução de pena para dois anos, com uso de tornozeleira eletrônica. O órgão também solicitou uma multa de 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,2 milhões) ao Rally Nacional.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios