Geral
VÍDEO – Lula alerta para horários do Enem: “Não dá para brincar”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou neste sábado (2), em seu perfil na rede social X, uma mensagem de incentivo e orientações aos mais de 4,3 milhões de estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que começa neste domingo (3).
Lula reforçou que os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão pontualmente às 13h, com início do exame marcado para 13h30. “É essencial chegar com antecedência, considerando possíveis imprevistos no trânsito e no transporte público”, alertou o presidente, lembrando que, para realizar a prova, é obrigatório portar um documento oficial com foto e uma caneta de tinta preta com tubo transparente.
O presidente também compartilhou palavras de incentivo aos candidatos, pedindo que compareçam “com alegria no peito, muita vontade e muito otimismo” e lembrou que eles são motivo de orgulho para suas famílias. “Boa sorte, que Deus abençoe cada um de vocês e que vocês passem na prova, porque o Brasil precisa muito de gente com bastante capacidade”, declarou.
Lula ainda anunciou que visitará, junto com o ministro da Educação, Camilo Santana, a Sala de Monitoramento do Enem, em Brasília, para acompanhar o início do exame.
O Enem é um dos principais caminhos para o ingresso no ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de servir como requisito para os programas Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos). A nota do Enem também é utilizada em processos seletivos de instituições de ensino públicas e privadas no Brasil e em algumas universidades de Portugal.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
3STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
4CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
5SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares