Alagoas
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
Transparência e disputa acirrada marcam concurso para cartórios em Alagoas

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Portugal Bacellar, destacou a transparência do concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Segundo ele, o processo seletivo foi conduzido de forma exemplar. "Foi feito de uma maneira transparente", avaliou.
Com mais de 6.500 inscritos, o concurso registrou ampla concorrência. A etapa final ocorreu no último dia 17 de novembro, incluindo 741 exames orais e a análise de cursos de formação. Ao todo, mais de 200 vagas estão em disputa para delegações de cartórios em diversas cidades do estado.
Os cartórios, que operam sob regime de concessão pública, desempenham papel crucial na garantia da autenticidade e segurança jurídica de registros oficiais, como os de bens imóveis, nascimentos, casamentos, óbitos, procurações e testamentos. Historicamente, antes da Constituição Federal de 1988, essas instituições eram frequentemente transmitidas dentro de famílias, funcionando como um legado passado de pai para filho.
Com o concurso, o TJ/AL reforça o compromisso com a profissionalização e a transparência na gestão dessas delegações, essenciais para a organização e a segurança dos atos civis no estado.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição