Geral
Como é o T-27 Tucano, modelo dos aviões da FAB que colidiram em Pirassununga, interior de SP
Duas aeronaves modelo T-27 Tucano, da Força Área Brasileira (FAB) se chocaram em Pirassununga, interior de São Paulo, durante voo de instrução na manhã desta sexta-feira, 1º. Não há registro de vítimas.
Uma das aeronaves envolvidas no choque conseguiu pousar em segurança, enquanto a outra foi deslocada para uma área desabitada. O piloto conseguiu realizar o procedimento de ejeção, e foi socorrido pela equipe de salvamento da FAB.
O modelo T-27 Tucano é um avião fabricado pela Embraer e usado no Brasil desde 1983. Atualmente é utilizado especialmente em treinamento avançado para os Cadetes Aviadores do último ano da Academia da Força Aérea (AFA).
A aeronave, de pintura laranja e branca, tem 11,14 metros de envergadura, 3,4 metros de altura e 9,86 de comprimento. Seu peso é de 1,8 mil quilos (vazio), podendo a chegar a 3.175 quilos quando está equipada com outros acessórios.
A aerodinâmica deste avião, cuja cabine se assemelha a de um caça, permite que este modelo tenha alta capacidade de manobrabilidade, podendo chegar a uma velocidade máxima de 528 Km/h e um teto de voo de 9.936 metros de altura (32.598,43 pés).
Além de treinamentos, o T-27 Tucano é usado também para demonstração aérea, ensaios em voo e ataques, segundo informações da ficha técnica da aeronave disponível no site da Força Área Brasileira.
Para a FAB, também já foi usado para voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea.
Mais lidas
-
1CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
2FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
3DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil