Geral

Rio Paraguai sinaliza recuperação na maioria das estações

01/11/2024
Rio Paraguai sinaliza recuperação na maioria das estações

Baixar

O período de baixa no nível do Rio Paraguai pode estar próximo do fim. De acordo com último boletim do Serviço Geológico do Brasil, houve elevação no nível das águas na maioria das estações de monitoramento.

A recuperação começou na última semana, quando choveu 31 milímetros na bacia, e já foi possível ver a subida do rio em quase todos os afluentes.

Manuel Júnior trabalha com turismo de pesca esportiva em Ladário, cidade perto da fronteira entre Bolívia e Mato Grosso do Sul. Ele lembra que o transporte de carga chegou a ser suspenso este ano, no período que registrou a menor cota dos últimos 124 anos. Agora, Manuel Júnior vê animado o Rio Paraguai subir rapidamente.

Em Ladário, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, o Rio Paraguai subiu 18 centímetros em uma semana. Apesar da recuperação, a água ainda está abaixo do esperado para esta época do ano, que seria de 1,58 metro.

Mas a subida deve se consolidar, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Nos próximos 15 dias, são esperadas chuvas que devem acumular um total de 79 milímetros.

Uma situação bem diferente da vivida ao longo deste ano de 2024. Em Barra do Bugres, Mato Grosso, o rio chegou a apenas 22 centímetros. Ou seja, atingiu 6 centímetros abaixo da mínima histórica anterior, registrada quase meio século atrás. Os municípios de Cáceres e Corumbá, no Mato Grosso, e Miranda, no Mato Grosso do Sul, também tiveram baixas muito próximas da mínima histórica.

Agora é esperar que toda essa chuva deixe o Pantanal mais perto da normalidade.

Brasília (DF) 12/10/2024 - Rio Paraguai chega a -62 cm em Ladário (MS) e registra a cota mais baixa em 124 anos
 Foto: Ministério de Minas e Energia
© Ministério de Minas e Energia

Geral Em Ladário, o Rio Paraguai subiu 18 centímetros em uma semana São Luís 01/11/2024 - 11:55 Daniel Ito - Marizete Cardoso Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Recuperação Rio Paraguai sexta-feira, 1 Novembro, 2024 - 11:55 1:48