Política
STF forma maioria para tornar Gustavo Gayer réu por calúnia, difamação e injúria
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira, 31, para tornar réu o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) por calúnia, difamação e injúria. O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) acusa o parlamentar de atacá-lo pelas redes sociais após a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência do Senado, em 2023. Procurado pelo Estadão, Gayer não respondeu até a publicação desta reportagem.
Em um vídeo publicado no Instagram, Gustavo Gayer chamou Vanderlan Cardoso e Jorge Kajuru (PSB-GO) de "vagabundos", afirmando que eles "viraram as costas para o povo em troca de (cargo em) comissão".
Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. O julgamento começou no último dia 25, e a previsão é que se encerre na próxima terça-feira, 5.
Gayer também responde no Supremo por injúria e difamação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por relacionar a existência de ditaduras em países da África à falta de "capacidade cognitiva" da população do continente.
Na última semana, ele e seus assessores foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) por suposta associação criminosa voltada para o desvio de cota parlamentar.
Segundo a corporação, o deputado mantinha uma escola de inglês e uma loja bolsonarista com dinheiro público. Durante as buscas, a PF apreendeu R$ 72 mil com um de seus assessores.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil