Alagoas

Secretaria de Estado da Saúde promove I Fórum de Atenção Primária de Alagoas

Fabiano Di Pace 22/10/2024
Secretaria de Estado da Saúde promove I Fórum de Atenção Primária de Alagoas



A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (22), o I Fórum da Atenção Primária de Alagoas. O evento foi realizado no Campus IV do Centro Universitário Cesmac, no bairro do Farol, em Maceió, sendo voltado para profissionais e gestores que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos 102 municípios alagoanos.

 

A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde. Ela também foca na prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

 

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Atenção Primária é gerenciada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), sendo responsável por solucionar mais de 80% dos problemas de saúde, atuando na prevenção e promoção da saúde.

 


Segundo a supervisora estadual de Cooperação Técnica da Atenção Primária, enfermeira Núbia Lins, o I Fórum da Atenção Primária de Alagoas teve como objetivo debater experiências, desafios e a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária em Saúde.“Foram apresentadas experiências exitosas em cidades como Maceió e Murici, além de discussões sobre processos de trabalho das equipes multiprofissionais, denominadas eMulti, na Estratégia Saúde da Família”, explicou.

 

Presente ao evento, a apoiadora institucional do Ministério da Saúde em Alagoas, Vanessa Costa, destacou a integração das diferentes esferas da administração pública para a evolução da assistência em saúde. “O trabalho em conjunto com equipes multiprofissionais e diferentes níveis da administração pública é essencial para a evolução dos serviços prestados na Atenção Primária, que é responsável pela maior parte das demandas da saúde”, ressaltou.

 


Já a responsável técnica pelas equipes eMulti da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Kelly Luz, ressaltou a importância de momentos como o Fórum de Atenção Primária. Isso porque, segundo ela, eventos desta natureza contribuem para o crescimento técnico das equipes e dos gestores que atuam na Atenção Primária.

 

“Os fluxos de trabalho e técnicas de atuação estão em constante evolução e os profissionais precisam acompanhá-los. Para isso, é necessário adquirir novos conhecimentos, sempre com foco no bem estar da população, que é a beneficiária dos serviços da Atenção Primária”, reforçou Kelly Luz.