Alagoas
Sefaz participa de encontro com especialistas da área fiscal em Lima, no Peru
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) participou da conferência técnica do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), realizada em Lima, no Peru, entre os dias 15 e 17 de outubro. O evento reuniu 48 delegações internacionais e 21 entidades, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Com foco no combate à elusão tributária, o encontro promoveu debates sobre conformidade tributária, comunicação com o contribuinte, normas antiabuso e o uso de tecnologia e inteligência artificial na fiscalização. O evento também abordou os riscos tributários e o planejamento fiscal, buscando fortalecer a cooperação internacional para a aplicação dessas práticas.
A Superintendente Especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, destacou a relevância da troca de experiências entre as administrações tributárias presentes. “Tivemos a oportunidade de debater as melhores práticas internacionais, o que é fundamental para o avanço de Alagoas e da Sefaz. Saímos confiantes de que estamos no caminho certo, especialmente com o nosso Programa Contribuinte Arretado”, ressaltou.
Para Alexandra Vieira, o evento também contribui para o fortalecimento do corpo fiscal. “Com as experiências compartilhadas, nossos auditores fiscais estarão cada vez mais capacitados para aplicar as melhores práticas de administração tributária. O planejamento continuará a focar na mitigação de práticas tributárias ilegais”, acrescentou.
A conferência consolidou um espaço de diálogo técnico e acadêmico, promovendo a cooperação entre instituições e aprofundando o conhecimento sobre normas de anti elusão fiscal e regras gerais antiabuso de diversos países. Esses debates são essenciais para garantir um cumprimento tributário justo e eficaz em Alagoas.
A gerente de Conformidade Fiscal da Sefaz, Edleuza Melo, também participou do evento e destacou o impacto positivo para as atividades da secretaria. Segundo ela, essa foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou o aprimoramento e a segurança no trabalho diário.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
3STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
4CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
5SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares