Alagoas
Entenda quais são e como funcionam os diversos canais de comunicação e atendimento da Sefaz
Com o objetivo de
fortalecer o relacionamento com os cidadãos, a Secretaria de Estado da Fazenda
de Alagoas (Sefaz-AL) oferece uma variedade de canais de atendimento e
comunicação, facilitando o acesso a informações e serviços. Conheça abaixo
esses canais e entenda suas respectivas finalidades.
Desde contato telefônico a acesso virtual, a diversificação dos canais de atendimento aprimora a comunicação com o público e eleva a eficiência do serviço público. Dessa forma, cidadãos com diferentes perfis conseguem acessar os serviços oferecidos pela Fazenda de Alagoas.
“O contribuinte pode escolher o meio mais conveniente para resolver suas demandas. A variedade dos canais permite uma comunicação mais direta e frequente, contribuindo para a transparência e estreitando a relação entre o cidadão e a Secretaria”, destaca a nova gerente de atendimento ao contribuinte da Sefaz-AL, Ana Karla.
Atendimento presencial
O atendimento presencial está disponível nas Chefias de Atendimento ao Contribuinte (CACs) de Maceió e Arapiraca. Em Maceió, o atendimento ocorre no Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, no bairro de Jacarecica. Já em Arapiraca, a unidade está localizada no Centro.
Os horários de atendimento presencial são das 8h às 12h e necessitam de agendamento prévio pelo site https://ja.al.gov.br. Para quem preferir não agendar, o atendimento acontece das 12h às 14h, com controle feito por cada setor conforme a demanda.
Entre os serviços oferecidos estão a autenticação de livros fiscais e o protocolo de defesas ou recursos. O atendimento também conta com o suporte da assistente virtual Descomplica Nise, para orientações sobre os serviços da assistente virtual da Sefaz, orientando qual caminho seguir, horário de funcionamento, regularização de pendências, entre outros.
Nise
O atendimento virtual pode ser realizado de diferentes formas, a principal é pela Nise, atendente virtual disponível por meio do site sefaz.al.gov.br ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). Ela fica disponível para o público todos os dias, incluindo feriados, durante 24h. Todos os serviços podem ser conferidos em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.
“A Nise surgiu durante a pandemia para garantir a continuidade dos serviços ao cidadão. Hoje, ela é a principal porta de entrada para o atendimento ao contribuinte, ampliando a capacidade de atendimento e tornando o acesso aos serviços mais eficiente e acessível”, afirmou Ana Karla.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC)
O e-Sic, portal da Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL), é utilizado para sanar dúvidas e disponibilizar informações gerais para consulta pública, conforme previsto na Lei nº 12.527/2011, que assegura o direito constitucional de acesso às informações públicas. Para fazer uma solicitação, basta acessar https://e-sic.al.gov.br/.
Ouvidoria
A Ouvidoria da Sefaz está disponível para registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. O serviço pode ser acessado online em e-ouv.al.gov.br, pelo telefone (82) 3216-9749 ou pelo e-mail [email protected].
Redes sociais
Além disso, o perfil oficial da Sefaz no Instagram (@sefazal) é a principal forma de comunicação da Sefaz nas redes sociais. É importante ressaltar que o canal não é utilizado para atendimento, mas lá é possível acompanhar prazos, ações em andamento e outras informações relevantes.
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