Alagoas

Governador e ministro autorizam duplicação da BR-424 e dão início ao Arco Metropolitano

Severino Carvalho 17/10/2024
Governador e ministro autorizam duplicação da BR-424 e dão início ao Arco Metropolitano



O governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, autorizaram, nesta quinta-feira (17), a duplicação da BR-424. Com investimento total de R$ 252,7 milhões e 44 km de extensão, a obra integra o Arco Metropolitano de Maceió, que vai assegurar a melhoria da infraestrutura rodoviária no entorno da capital alagoana.

 

A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu secretários de Estado, deputados, prefeitos, dentre outras autoridades. Paulo Dantas agradeceu ao presidente Lula por cumprir todos os compromissos firmados com Alagoas, sobretudo com as três obras que considera prioritárias para o estado: o Canal do Sertão, o Hospital Metropolitano de Arapiraca e o Arco Metropolitano de Maceió.

 

“Hoje nós vamos ter a alegria de iniciar esse projeto arrojado, inovador. Essa obra vai melhorar a trafegabilidade, o escoamento da produção e fortalecer a atividade industrial no Polo de Marechal Deodoro”, ressaltou Paulo Dantas.

 

O Arco Metropolitano de Maceió é uma das obras incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal.

 

“São investimentos que vão impulsionar a indústria, porque essa BR-424 se liga à AL-101 Sul, nas proximidades do (Condomínio) Laguna, até a BR-316, ali nas imediações da Chã do Pilar, por isso vai facilitar o trânsito de Maceió. Vai, ainda, facilitar o desenvolvimento industrial do Polo de Marechal Deodoro e do Pilar e será muito importante para o desenvolvimento de Alagoas”, pontuou o ministro dos Transportes, informando que a obra deve ficar pronta em 2026.

 

Para duplicar a BR-424, serão construídos três viadutos: um no entroncamento com a AL-101 Sul, nas imediações do posto do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV); um segundo no entroncamento para o Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro; e um terceiro no trevo com a BR-316, no Pilar, além da duplicação da ponte sobre o Riacho dos Remédios.

 

Renan Filho parabenizou o governador Paulo Dantas pelas obras executadas à frente da gestão estadual e afirmou que esse conjunto de investimentos tem mudado a realidade econômica e social de Alagoas.

 

“O Paulo vem entregando obras muito importantes para Alagoas, como a duplicação para Delmiro Gouveia, da AL-220; a duplicação de Arapiraca a Palmeira dos Índios, que vai ajudar muito o desenvolvimento das duas cidades; a duplicação de Arapiraca a São Sebastião, e o Aeroporto de Maragogi. Então esse conjunto de investimentos em Alagoas vai transformar o nosso Estado”, celebrou o ministro.

 

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-424, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Alagoas, André Paes; os deputados estaduais Alexandre Ayres, Ronaldo Medeiros e Lelo Maia; o federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão”; o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, o “Cacau”; dentre outras autoridades.

 

“Quero parabenizar o governador Paulo Dantas por esse grande trabalho que vem fazendo à frente do Governo de Alagoas, trazendo obras estruturantes, o desenvolvimento social; a relação com os prefeitos, aproximando o Governo do Estado dos municípios, o que tem trazido um grande retorno para o povo de Alagoas”, destacou Cacau.