Alagoas
Com cerca de 1.500 mamografias realizadas por mês, Cedim/Uncisal é referência no diagnóstico precoce do câncer de mama
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Diagnóstico e Imagem Prof. Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemora uma marca histórica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas: a realização de 1.500 mamografias/mês e 40 ultrassons mamárias por semana.
Os números colocam a unidade como referência no estado para a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama. De acordo com Ceiça Carvalho, diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal, o Cedim/Uncisal realiza hoje uma média de 80 mamografias por dia, e no mês da campanha Outubro Rosa, a unidade chega a realizar 100 exames/dia. “Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames. Temos muito orgulho do trabalho que estamos realizando, principalmente por permitir que pacientes de Maceió e de vários municípios realizem suas mamografias e ultrassons mamárias com um atendimento humanizado e de alta qualidade”, afirmou.
Ela ressalta que o Cedim é porta aberta o ano inteiro, e o exame é realizado em todos os meses. “A paciente faz a mamografia e não precisa passar mais de seis meses para realizar a ultrassonografia mamária. Aqui a paciente que é diagnosticada com qualquer tipo de suspeita, em menos de 30 dias ela tem o seu diagnóstico fechado e já vai ser encaminhada para um tratamento”, completou a diretora.
Dia D
No próximo dia 18 de outubro, o Cedim/Uncisal realizará o Dia D da campanha Outubro Rosa. Ações de conscientização sobre a importância dos exames serão realizadas durante todo o dia. A data simbólica marca os avanços da unidade e seu compromisso com o diagnóstico precoce de câncer de mama.
“O diferencial do Cedim é a atenção, o cuidado e o carinho que a equipe tem com essas mulheres. Todos os dias fazemos um trabalho educativo. As pessoas vêm para outros exames e procedimentos, e perguntamos se já realizou a mamografia. Muitas vezes estão aguardando há mais de um ano e nós ofertamos a mamografia naquele mesmo dia. É importante que a sociedade saiba que existe um local em Alagoas onde você faz a sua mamografia e é acompanhado até o final, tudo pelo SUS”, afirmou Ceiça Carvalho.
Reinaugurado em julho de 2019, após 11 anos fechado, o Cedim é um unidade da Uncisal que reúne o ensino, pesquisa e extensão, tripé de uma universidade, além da assistência com os serviços de saúde. No local, estudantes da própria Uncisal tem acesso à parte prática e também pesquisas.
A diretora Ceiça Carvalho ressaltou que Projetos de Extensão também realizam atividades do Cedim. “Percebemos no dia a dia que o câncer está afetando não só a faixa etária de 40, 50, 60 anos. Hoje, mulheres cada vez mais jovens estão sendo diagnosticadas. O Cedim é um objeto de pesquisa e estudo para a universidade”, completou Ceiça.
Exame de mamografia
Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 9 8833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
5APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal