Alagoas
Seprev promove palestra sobre Outubro Rosa para colaboradores do Ronda no Bairro
Uma ação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)
promoveu, nesta quarta-feira (9), no auditório do Ronda no Bairro, no Poço, uma
manhã de palestra e exibição de vídeo sobre o Outubro Rosa, trabalho de
conscientização e combate ao câncer de mama. Técnicos da Secretaria de Estado
da Saúde (Sesau) falaram sobre o tema para colaboradoras e colaboradores do
programa. O superintendente do Ronda no Bairro, tenente-coronel Fábio Melo,
também esteve presente ao evento e destacou a importância da iniciativa.
“Quero parabenizar a secretária Paloma Tojal e o secretário Fábio Oliveira, além dos técnicos da Seprev, pelo trabalho realizado com nossos colaboradores, trazendo informação sobre uma doença que, infelizmente, ainda mata muitas mulheres não só em Alagoas, como mundo afora. Também parabenizo o pessoal da Sesau pela palestra, por nos trazer conhecimento e conscientização sobre o assunto”, declarou o superintendente.
Para a subcomandante do RB, capitã Camila Albuquerque, palestras assim socializam informações e proporcionam melhor qualidade de vida, “já conscientizam e permitem que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento, o que é muito importante”.
A assistente técnica do Recursos Humanos da Seprev, Silvana Mata, afirmou que a manhã de palestras dedicada ao Outubro Rosa, no Ronda no Bairro, faz parte do calendário anual de atividades de conscientização sobre saúde física e mental que a Seprev tem promovido com seus colaboradores.
A iniciativa da Seprev segue diretriz estabelecida pelo Governo de Alagoas em proporcionar ações que resultam em bem-estar e conscientização para o funcionalismo.
“Antes de trazermos a palestra de conscientização e combate ao câncer de mama, a Seprev fez o mesmo trabalho com os colaboradores da Rede Acolhe, e vamos levá-lo para as demais superintendências que integram a Seprev. Outubro Rosa é um mês importante por conta da incidência da doença nas mulheres, mas não somente com elas porque também acomete, em menor grau, os homens. Por isso, fica o alerta para todos”, avaliou Silvana Mata.
Dados
Entre 2013 e 2023, os casos de câncer de mama cresceram mais de 60%. A doença é a que mais mata mulheres em Alagoas e o segundo maior entre os inúmeros tipos do problema no Brasil. Os dados foram fornecidos por Luiza Balbino, supervisora de Cuidados da Mulher da Sesau.
“Por conta desses altos números, não podemos perder de vista a importância de falarmos sobre o câncer de mama, mas não somente no Outubro Rosa, mas em todos os dias do ano. A informação, nesse caso, salva vidas. Por isso, estamos aqui no Ronda no Bairro falando para os colaboradores do programa acerca da necessidade da prevenção, do autoexame, do diagnóstico precoce, lembrando que essa doença, apesar de em menor grau, também faz vítimas os homens”, explicou a integrante da Sesau.
A secretaria, inclusive, oferece, no dia próximo dia 13, na Rua Fechada, na praia de Ponta Verde, serviços à população, de forma gratuita, como testes rápidos, exames de mama e encaminhamento para os casos onde se encontre algum indício da doença.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
5APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal