Cidades
Arapiraca: Aplicativo Pardal registra 22 denúncias de propaganda irregular desde o início da campanha eleitoral

Desde o dia 16 de agosto, quando teve início a campanha eleitoral, o aplicativo Pardal, ferramenta usada para fiscalização eleitoral pela Justiça Eleitoral, já contabilizou 343 relatos de propaganda eleitoral irregular em Alagoas. Entre as cidades mais citadas está Arapiraca, com 22 denúncias, atrás apenas de Maceió, que lidera esse ranking, com 78 reclamações.
Além de Arapiraca, outros municípios que também figuram entre os que têm maior incidência são Minador do Negrão e Messias, com 21 cada, Campo Alegre com 18, e São José da Tapera com 16.
O Pardal foi projetado para permitir que os cidadãos participem do combate à corrupção eleitoral, denunciando irregularidades nas campanhas. O uso da ferramenta foi ampliado em 2024, para incluir a fiscalização de desvios em campanhas na internet, sendo esta uma das principais novidades do ano.
A ferramenta Pardal Web permite que os usuários acompanhem o andamento das denúncias feitas pelo aplicativo móvel. Já o Pardal ADM automatiza o processo de notificação, enviando um link para a regularização ou esclarecimento da denúncia, além de permitir o envio de documentos comprobatórios.
As queixas incluem infrações relacionadas à propaganda em espaços proibidos e o uso inadequado de redes sociais para promoção de candidaturas.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2FUTEBOL
Campeão mundial de Futebol pelo São Paulo é acolhido em clínica para tratamento de alcoolismo
-
3MEIO AMBIENTE
IMA lança Selo Alagoas pelo Clima e reforça compromisso com a descarbonização no estado
-
4FUTEBOL
Mayke elogia o Cruzeiro, mas exalta força do Santos: 'Nosso elenco também tem qualidade'
-
5DESPEDIDA
Quebrangulo se despede de Marcelo Lima, ex-prefeito vítima de afogamento no Rio Paraíba