Alagoas

IMA prorroga inscrições para o VIII Concurso de Fotografia Ambiental

20/09/2024
IMA prorroga inscrições para o VIII Concurso de Fotografia Ambiental

O VIII Concurso de Fotografia Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está com inscrições prorrogadas e edital retificado. Com o tema “Resiliência Climática”, fotógrafos profissionais e amadores poderão mandar fotografias e concorrer às premiações até o dia (31) de outubro. A participação é gratuita e pode ser feita totalmente online.

Na retificação do edital, além da prorrogação das inscrições, as fotos podem ser tiradas entre julho de 2023 e outubro de 2024. Elas precisam ser inéditas e que não concorram a outros concursos/premiações.

A premiação é em dinheiro e será distribuída por categorias. A Geral concede três prêmios no valor deR$ 3 mil; já na categoria Mulher na Fotografia, haverá um único prêmio também no valor de R$ 3 mil.

Vale dizer que cada inscrito pode enviar apenas uma foto, e esta não deve conter gravura, marca d’água ou afins. Além do mais, não é permitido apagar elementos, mudar a composição original, inserir elementos, trocar o fundo, fundir imagens e outros retoques. 

Para se inscrever basta acessar: https://doity.com.br/viii-concurso-de-fotografia-ambiental fornecer os dados e documentos solicitados no edital. Além do mais, é importante estar atento às informações dispostas no certame. Acesse o regulamento retificado na íntegra em: https://www2.ima.al.gov.br/app/uploads/2024/09/RETIFICACAO-REGULAMENTO-CONCURSO-DE-FOTOGRAFIA-ED8.pdf

Novo cronograma de datas

Inscrições: 31/10 

Validação das inscrições: 05/11 

Análise das fotos: 07/11 a 22/11 

Confecção dos materiais para premiação: 20/12 

Divulgação dos resultados/premiação: Março de 2025


Temática

A Resiliência Climática é um conjunto de ações para ajudar a natureza e as estruturas feitas por humanos a se adaptarem a mudanças no ambiente, causadas pelas alterações climáticas que já estão acontecendo e as que podem ocorrer no futuro. 

Esse tema foi escolhido porque é cada vez mais importante nos debates sobre o meio ambiente. A ideia é focar em como sistemas naturais e humanos podem se adaptar aos desafios das mudanças climáticas. 

O principal objetivo é mostrar como o meio ambiente pode lidar com problemas ecológicos e não apenas registrar os eventos climáticos que causam essas mudanças.