Alagoas

Sesau e CRB promovem ação de conscientização sobre doação de órgãos no Estádio Rei Pelé

20/09/2024
Sesau e CRB promovem ação de conscientização sobre doação de órgãos no Estádio Rei Pelé

Daniel Tavares - Ascom Sesau

Em mais um ato da Campanha Setembro Verde, que busca conscientizar e incentivar a doação de órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes de Alagoas, promoveu, na noite desta quinta-feira (19), uma ação de sensibilização para a causa, em parceira com o Clube de Regatas Brasil (CRB). Para isso, pessoas transplantadas entraram no Estádio Rei Pelé, em Maceió, acompanhadas dos jogadores do time alagoano, e exibiram uma faixa que conclamava a torcida a adotar o nobre gesto de ser doador de órgãos.

Vestidos de verde, com bexigas e muita animação, os transplantados de fígado e coração também deram uma volta no campo durante o intervalo, entre o primeiro e segundo tempos, recebendo aplausos da torcida. A ação educativa foi realizada durante a partida válida pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na qual o CRB jogou contra a Ponte Preta, mas, infelizmente, perdeu o jogo por 1 a 0.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância de aproximar a Campanha Setembro Verde da população alagoana. "Essas ações são fundamentais para que possamos despertar a atitude tão nobre, que é dizer sim para a vida. O governo Paulo Dantas está empenhado nesta causa e temos realizado um lindo trabalho de sensibilização dos alagoanos, inclusive, a gente já começa a observar os resultados positivos nas quantidades de captação e transplantes realizados", expôs o gestor da Sesau.

A coordenadora da Central de Transplantes da Sesau, Daniela Ramos, agradeceu a presença dos transplantados e a oportunidade de levar a causa para o Estádio Rei Pelé. "Mais uma vez estamos aqui com o CRB, que tem sido um grande parceiro da causa. Trata-se de um movimento de esperança, de vida. Nosso objetivo é conscientizar os torcedores sobre a importância de ser um doador de órgãos. Queremos agradecer ao clube pela parceria e aos torcedores pela receptividade", disse.

Presente à ação, José Higino da Silva, que recebeu um novo coração no final do ano passado, após sofrer uma insuficiência cardíaca, afirmou que participou da ação com muito entusiasmo. "Eu sou a prova viva que o gesto de doar órgãos representa a esperança e a vida. Fomos muito bem recepcionados pela torcida e espero que a nossa mensagem alcance o objetivo. Precisamos sempre bater na tecla da importância de se doar órgãos", enfatizou.

Panorama em Alagoas

Conforme apontam os dados da Central de Transplantes de Alagoas, até agosto deste ano, 512 pessoas estavam na lista de espera pelo transplante de córneas no Estado, outras 18 aguardavam a doação de rim compatível e seis  esperavam por um fígado, totalizando 536. Entre janeiro e agosto de 2023, foram realizados 62 transplantes em Alagoas, enquanto que, no mesmo período deste ano, foram realizados 90 procedimentos.