Alagoas
Governo de Alagoas discute criação de diagnóstico social da população em situação de rua

O Governo de Alagoas e o Movimento Nacional da
População em Situação de Rua discutiram, na tarde desta quinta-feira (19), políticas públicas destinadas a essa
população que vive em condições de vulnerabilidade. No encontro, no Salão de
Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, também foram reconhecidas ações
promovidas pelas secretarias de Estado nas áreas de assistência social,
segurança e saúde, já prestadas a essa comunidade, assim como foi apresentada uma carta
aberta, em que se debateu a possibilidade de mais investimentos.
Ao representar o governador Paulo Dantas, o secretário-chefe de Estado do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, ressaltou a importância de um diagnóstico social com o objetivo de apresentar propostas e projetos para a destinação efetiva de investimentos. “É importante a realização de um censo quantitativo e qualitativo para identificar quem são realmente as pessoas em situação de rua, para que os investimentos sejam destinados e utilizados de maneira efetiva para trazer resultados concretos”, disse.
Entre as outras demandas já deliberadas durante a reunião está a disponibilização de um grupo de estudo da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa (FEPESA), da Uncisal, para a realização de um censo de cunho científico, com o objetivo de traçar o diagnóstico social da população em situação de rua. Outra reivindicação atendida foi a participação de representantes de secretarias nas reuniões mensais do Pop Rua.
Além disso, foram demonstradas algumas políticas públicas disponibilizadas pelo Estado nas áreas de assistência social, saúde e segurança pública, a exemplo do programa Ronda no Bairro. Também foi lembrado que o Governo, pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP), cofinancia em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maceió os centros pop, que são unidades de abrangência municipal que ofertam serviço especializado para pessoas em situação de rua.
O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Alagoas, Rafael Machado, reconheceu as políticas públicas ofertadas pelo Governo do Estado e ressaltou a importância do Ronda no Bairro que, segundo ele, será apresentado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Outubro, estarei levando o programa ronda no bairro para apresentar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Essa é a segunda vez que estamos referendando o Ronda no Bairro para o Brasil”, destacou.
Rafael Machado também frisou a importância do censo para que haja a identificação das pessoas em situação de rua para a implementação de mais políticas públicas. “O movimento reconhece as políticas públicas do Governo do Estado. Mas é preciso entender quem é esse público populacional”.
Participaram da reunião os secretários de Estado Flávio Saraiva (Segurança Pública), Paloma Tojal (Prevenção à Violência), Kátia Born (Assistência e Desenvolvimento Social), e Maria José (Mulher e dos Direitos Humanos); e o deputado Ronaldo Medeiros.
Mais lidas
-
1SÃO PAULO
Tragédia em Limeira: Procurador jurídico mata esposa e filho e tira a própria vida em condomínio de alto padrão
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mutirão no Hospital Santa Rita escancara filas e revela abandono da saúde pública em Palmeira dos Índios
-
4HOMENAGEM
Governador homenageia 17 agentes da Segurança Pública com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca
-
5LITERATURA
Panini lança “Panini Books”, novo selo editorial com foco em literatura asiática