Cidades
Modernização no Sistema Pratagy afeta 20 bairros de Maceió nesta terça-feira
O Sistema Pratagy, que responde pelo abastecimento de cerca de 40% de Maceió, estará passando por uma modernização nesta terça-feira, 17. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai instalar, na captação de água bruta, um Sistema de Medição e Faturamento, que é necessário à migração para o Mercado Livre de Energia.
A medida vai contribuir com uma redução dos custos da Casal com energia elétrica e, por isso, com a sustentabilidade financeira da empresa. Durante a instalação do sistema SFM, será feita uma revisão geral de todos os aparelhos elétricos da captação, como motobombas e quadros de comando elétrico, o que resultará em mais segurança hídrica para a população que depende da água produzida pelo Sistema Pratagy. A Equatorial também fará uma manutenção em equipamentos que atendem à captação.
A interrupção ocorre das 8h às 18h e, para garantir sua efetividade e a segurança dos trabalhadores envolvidos, vai exigir uma paralisação momentânea da operação.
Com isso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, no Benedito Bentes e que recebe a água do manancial, ficará temporariamente inoperante.
De acordo com a Casal, tão logo o trabalho seja concluído, a água bruta voltará a ser repassada da captação para a ETA e, depois de tratada, para os reservatórios, de onde será distribuída pela BRK para os moradores das regiões beneficiadas.
Os bairros de Maceió que serão afetados são: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras.
Mercado Livre de Energia
Em 2023, a Casal se tornou a primeira estatal alagoana a migrar para o Mercado Livre de Energia. A mudança entrou em vigor em 2024 e foca não apenas na eficiência econômica, mas também em melhorias nos serviços oferecidos pela empresa.
Com a Urca Energia, empresa licitada que assinou contrato com a Companhia estatal em 2023, ao todo 23 unidades consumidoras da Casal passarão para o novo modelo. A captação do Sistema Pratagy, em Maceió, é uma delas.
Com a migração das 23 unidades consumidoras, que representam 45% do custo total médio mensal na conta de energia, ou seja, cerca de R$ 5 milhões, a Companhia espera uma redução de até 30% nesse valor, equivalente a pouco mais de R$ 1,3 milhão mensalmente. Essa economia será gradual até atingir valor o global.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
3EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
4CHILE
Davi Brito, ex-BBB, é 'desmascarado' após publicar vídeos esquiando no Chile
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui