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Saúde do Futuro presente em Canapi: primeiro centro de saúde digital do SUS no Nordeste será inaugurado nesta semana
Nova estrutura conta com tecnologia avançada e diversas especialidades médicas; inauguração acontece na próxima quarta-feira (11)
A partir da próxima quarta-feira dia 11, os habitantes do sertão alagoano terão acesso a uma nova era de atendimento médico com a inauguração do primeiro Centro de Saúde Digital do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste, no município de Canapi. Com pouco menos de 16 mil habitantes, a cidade tem buscado, no uso da tecnologia, fazer os escassos recursos do SUS se multiplicarem, para superar o desafio de atender de forma satisfatória a toda população.
Completamente revitalizado, o antigo centro de saúde reabre suas portas como uma unidade moderna e totalmente informatizada, eliminando o uso de papel. Umas das principais apostas é o uso da telemedicina que reduz custos, amplia o acesso e permite que profissionais gabaritados de grandes centros possam atender a população mais carente no alto sertão alagoano. A conquista foi celebrada pelo gestor municipal Vinícius Lima.
“A entrega deste Centro de Saúde será um sonho realizado. Depois de arrumar a casa reformando e construindo novas unidades, conseguiremos entregar uma estrutura no padrão que o povo canapiense merece. Estamos trazendo o melhor da medicina dentro das condições possíveis aqui em Canapi”, enfatiza o prefeito.
Nos últimos dois anos, Canapi já realizou mais de 840 atendimentos via telemedicina. O projeto começou com a especialidade de Cardiologia, onde o Dr. Tamer, médico do Instituto do Coração (Incor/SP), tornou-se um pilar para pacientes cardíacos e hipertensos da cidade. O sucesso inicial levou à ampliação dos serviços, que agora incluem um total de 11 especialidades médicas a distância, além das seis especialidades presenciais que já atendem no município. Com o novo centro, a população canapiense terá disponibilidade de atendimento em especialidades raras, entre elas: neurologia, endocrinologia, reumatologia, urologia e pneumologia.
A secretária municipal de Saúde, Rayanne Soares, destacou a importância desse investimento.
“Em uma cidade de pequeno porte como Canapi, onde os recursos são limitados, é mais que necessário investir em tecnologia. Isso não só ajuda a reduzir custos operacionais, mas também garante a sustentabilidade da unidade. A maior parte do financiamento vem de recursos próprios do município e, por isso, precisamos ser ainda mais eficientes. Nosso centro de saúde digital não possui a mesma estrutura das grandes clínicas ou hospitais da capital, mas traz o melhor da tecnologia disponível para promover a sustentabilidade e, acima de tudo, salvar vidas”, destaca a secretária.
A nova estrutura utilizará também inteligência artificial (IA) para apoiar decisões médicas durante os atendimentos, proporcionando um cuidado mais eficiente e rápido à população. A plataforma de IA “LÍVIA” está sendo implementada e treinada por médicos que são referência em diversas especialidades e vai não só dar suporte nas decisões médicas do pronto atendimento, como também chegará à atenção primária do município. Essa infraestrutura de ponta veio de uma parceria com uma startup gaúcha, que tem cases de sucesso na implantação de IA dentro e fora do Brasil, trazendo ao SUS de uma cidade de pequeno porte um apoio de alta confiabilidade e qualidade.
Outro grande avanço deste centro é o sistema de gestão do pronto atendimento, que permitirá a integração do prontuário eletrônico de urgência com a atenção primária e com todas as especialidades médicas presenciais e remotas. Isso significa que todo o histórico e dados importantes dos pacientes estarão disponíveis em tempo real para os profissionais de saúde durante o atendimento de emergência. Essa integração trará um ganho significativo em termos de diagnóstico e atendimento, garantindo que os médicos tenham acesso às informações necessárias para oferecer cuidados mais precisos e personalizados.
Além disso, as solicitações médicas e receitas poderão ser enviadas em formato PDF diretamente para o WhatsApp dos pacientes. Essa facilidade proporcionará mais comodidade e agilidade no acesso aos tratamentos prescritos.
O Centro não será apenas moderno, também conta com humanização e inclusão. Toda a sinalização foi cuidadosamente planejada para ser acessível e compreensível, especialmente para pessoas com baixa escolaridade. O objetivo é garantir que todos se sintam acolhidos e bem informados durante sua experiência no centro.
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