Esportes
'Super-homem' iraniano: saiba quem é o gigante de quase 2,5m que busca terceiro ouro no vôlei sentado da Paraolimpíada
Morteza Mehrzad é o atleta paralímpico mais alto da história e segundo maior homem do mundo

O gigante Morteza Mehrzad, de 36 anos, vai em busca do seu terceiro ouro na Paraolimpíada de Paris. Ele, que tem 2,46 metros, não apresentava nenhum potencial na época da escola e muito menos tinha o costume de treinar, mas se tornou o jogador de vôlei sentado mais famoso do mundo. Conhecido como "super-homem", o iraniano é o maior atleta paralímpico da história.
Izquierdo: Hospital divulga causa da morte do zagueiro uruguaio
Italiano afastado dez meses por apostas ilegais volta a ser relacionado para partida no campeonato inglês
Aos 15 anos, Morteza sofreu um acidente de bicicleta que resultou em uma fratura pélvica grave. A lesão interrompeu o crescimento de sua perna direita, deixando-o com uma diferença de 15 centímetros na esquerda. A depressão atingiu o jovem, que passou a depender de uma cadeira de rodas, muletas e uma bengala para se movimentar.
Morteza foi convocado pela primeira vez para a seleção do Irã em 2016, após passar por sessões de treinamento em vários clubes regionais nos anos anteriores. Sendo também o segundo homem vivo mais alto do mundo, ele é o líder da equipe, que se tornou imbatível.
O atleta garantiu o ouro em sua estreia no Brasil, onde foi o artilheiro da final com 28 pontos, e repetiu o feito em Tóquio-2020. Agora, em Paris, espera conquistar o terceiro campeonato consecutivo, e o oitavo título para a equipe de Hadi Rezaei nas dez edições do vôlei sentado.
Rezaei descobriu o gigante por meio de um programa de televisão. O técnico ligou para a produtora para solicitar uma reunião com aquele "homem alto" que aparecia em um programa.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores