Esportes
'Skate nas montanhas': Visconde de Mauá terá competição com presença de estrelas internacionais
Cidade na serra da Mantiqueira terá maior campeonato de mountainboard nos dias 24 e 25 de agosto

A cidade de Visconde de Mauá, na serra da Mantiqueira, receberá um evento que promete levar emoção e aventura á região neste final de semana. Nos dias 24 e 25 de agosto, o local será palco do "Funny Session 5 Internacional", o maior campeonato de mountainboard já realizado no Brasil. A disputa contará com campeões mundiais da Inglaterra, Holanda e Estados Unidos, além de atletas de mais seis países, e será realizada no Local Trip Mountainboard Park.
Entenda: Lyon, clube de John Textor na França, vive drama para fechar as contas até o fim da janela
Com os pés presos a uma prancha robusta com quatro rodas, que varia de 90 a 120 centímetros de comprimento, os atletas disputarão quatro modalidades: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air. As categorias têm diferentes níveis, incluindo Open, Iniciante, Feminina, Amador e Master. O vencedor geral receberá uma passagem para competir no campeonato internacional da Costa Rica, disputado em março de 2025.
Criado na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1990, a modalidade combina o snowboard, skate e surfe em uma coisa só. Com a possibilidade de ser praticado em qualquer terreno, o skate off-road ainda não é tão conhecido no país quanto os demais esportes que o deram origem e tem pouca atenção da população e da mídia.
Thiago Solon, de 32 anos, dá aulas, é o único fabricante do equipamento no Brasil e vai disputar o campeonato. Ele, que já foi 9x campeão brasileiro e 2x campeão latino americano, explica que mesmo o mountainboard ainda sendo pouco visado no Brasil, tem potencial de crescimento no futuro.
— O mountainboard ainda é um esporte underground no Brasil, porém tem muito potencial para crescimento, principalmente pelo fato de ser um skate que anda em praticamente qualquer lugar e trazer sensações de um esporte pouco acessível no Brasil que é o snowboard, mas também tem muito DNA de surf e skate — disse ao GLOBO.
Solon foi incentivado a começar no esporte pelo pai, Paulo Solon, que foi o responsável por trazer a modalidade para o Brasil no final de 1996. Na época, com 4 anos, se encantou pela prancha e logo começou a praticar.
— No início foi um pouco difícil porque eu era muito pequeno e o equipamento muito mais pesado do que é hoje, tinha em torno de 17 quilos. Quando meu pai começou a fabricar ele conseguiu reduzir esse peso para 12 quilos, o que me ajudou bastante. Hoje o equipamento pesa em torno de 6, possibilitando manobras muito mais técnicas — explicou.
O equipamento foi desenvolvido para substituir o snowboard em lugares sem neve ou em época de degelo. Um "board" completo custa em torno de 2 mil reais, o que ainda causa barreiras para o avanço da prática.
Uma paixão por acaso
Julio Jardineiro, de 51 anos, também é competidor. Teve seu primeiro contato com o esporte de uma maneira curiosa: em 2008, quando sua esposa viajava para Inglaterra, ela lhe ofereceu um presente. Ele pesquisou fotos na internet até que encontrou uma de um homem descendo uma montanha na grama de longboard e se apaixonou. Assim, ganhou sua primeira prancha.
Ele, que leva no nome sua outra profissão, já que não consegue sobreviver apenas do mountainboard, sofreu com o primeiro contato, já que não estava acostumado com as presilhas.
— O início foi muito difícil, pois o pé preso era novidade para mim vindo do skate. Iniciei os treinos na Quinta da Boa Vista aos poucos fui entendendo o esporte melhor e evoluindo para os saltos aéreos — Eu ia da Lagoa, morava na Fonte da Saudade, até a Praça Mauá nele remando! São 25 quilômetros. Pode ser usado por deficientes físicos, meu enteado Gabriel que tem paralisia cerebral com dificuldade de locomoção das pernas usa. Eu sou suspeito para falar — reforçou ele ao GLOBO.
Competidor na modalidade freeride, Jardineiro revelou estar empolgado com a primeira vez que Matt Brind, 14x campeão mundial, virá ao Brasil. Nicky Geerse, campeão mundial de Freestyle, e Kody Stewart, atual presidente da International Mountainboard Association (IMA), também marcarão presença no evento organizado pela Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro (AMERJ), com o apoio de associações estaduais e será patrocinado pela Local Trip Mountainboards e pela Prefeitura de Resende.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
3NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas