Cidades
Arapiraca inicia obras do VLT com investimento de R$ 200 milhões

O município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, vai receber um sistema moderno de transporte sobre trilhos. As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terão início nesta segunda-feira (7), com investimento de R$ 200 milhões por meio de parceria entre o Ministério dos Transportes, o governo do Estado, a Ferrovia Transnordestina (FTL) e a Prefeitura de Arapiraca.
A solenidade de lançamento será realizada às 10h no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, e contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador Paulo Dantas (MDB), do senador Renan Calheiros (MDB), do prefeito Luciano Barbosa e de outras autoridades.
O projeto prevê uma linha com 13 quilômetros de extensão, ligando a estação João Paulo II, no bairro Primavera, ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Bom Sucesso. Serão oito estações: João Paulo II, Primavera, Arapiraca, Eldorado, Brasiliana, Planalto, Massaranduba e Ufal. A velocidade operacional dos trens será de 40 km/h.
Dos 13 quilômetros previstos, nove serão aproveitados a partir da ferrovia já existente, que passará por obras de revitalização, e outros quatro quilômetros serão construídos. O sistema contará com três conjuntos de VLTs com capacidade para até 400 passageiros cada.
Para o ministro Renan Filho, a implantação do VLT é um marco no desenvolvimento do transporte público regional. “Já era tempo da segunda maior cidade de nosso estado receber essa alternativa inovadora. Além da mobilidade urbana, representa o resgate do transporte sobre trilhos e um indutor do desenvolvimento da cidade e seu entorno”, afirmou.
O diretor-presidente da FTL, empresa vinculada ao Grupo CSN, destacou o compromisso com a modernização da infraestrutura ferroviária. “A comunidade de Arapiraca merece um transporte de qualidade. Estamos comprometidos a realizar a obra e disponibilizar este VLT”, disse.
De acordo com a professora da Ufal Jessica Helena Lima, doutora em Engenharia de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o VLT deve trazer impactos positivos significativos. “Em Arapiraca, esses benefícios incluem embarque em nível, mais acessibilidade, maior capacidade de passageiros e conforto. O pagamento antecipado das passagens também agiliza o embarque, tornando o sistema mais eficiente”, explicou.
Ela ressaltou que a nova opção pode estimular a migração de parte da população do uso de motocicletas para o transporte coletivo, o que ajudaria a reduzir os altos índices de acidentes graves e mortes no trânsito. “Se o trajeto for bem planejado, como o trecho até a universidade, que é um polo gerador de viagens, o VLT tem grande potencial de atrair usuários e contribuir para melhorar a mobilidade urbana”, completou.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande