Geral
Filha lembra como Silvio Santos cuidou da primeira esposa, que tratava câncer: ‘Carregou no colo para sentar na mesa’
Apresentador foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel, mãe de Cintia e Silvia, que morreu em 1977

Cintia Abravanel, filha mais velha de Silvio Santos, relembrou a relação do pai com a primeira esposa, Maria Aparecida Vieira Abravanel, morta em 1977 de um câncer de estômago. A declaração foi dada no documentário inédito “Silvio Santos: Vale mais do que dinheiro", exibido pelo SBT em homenagem ao apresentador, que morreu no último sábado (17) aos 93 anos.
Último pedido de Silvio: apresentador não queria velório, e família vai respeitar, diz SBT
Testamento: como Silvio Santos dividiu a herança milionária para as filhas e a mulher antes de morrer
O comunicador enviou Cidinha (como era chamada), mãe de Cintia e Silvia, para fazer o tratamento da doença nos Estados Unidos. De acordo com a filha mais velha, ela seguiu para o país sozinha, voltando para o Brasil depois de seis meses.
“Ela foi para Nova York e ficou seis meses lá, inicialmente sozinha, para o processo de terapias. Depois, ele trouxe minha mãe de volta para casa, no Brasil. Respeito muito meu pai por ter feito isso”, contou ela.
No documentário, Cintia lembra ainda o tratamento que o pai deu a Cidinha nesta volta. “Agradeço muito a ele pelo final de vida que ele deu a minha mãe. Lembro dele carregando ela no colo para sentar na mesa para comer. Ele cuidou da minha mãe de verdade”, lembrou. “No dia em que ela morreu, meu pai estava acabado. Sentei no braço da cadeira dele e dei a mão para ela. Ela morreu. Ela me esperou chegar.”
A tristeza de Silvio, entretanto, ficou escondida do público. Isso porque o apresentador escondia tanto a esposa quanto as filhas das vistas de seus telespectadores e fãs. Naquela época, acreditava-se que uma família pudesse comprometer a imagem de “galã” de uma figura pública diante dos telespectadores.
Amigos mais próximos de Silvio, porém, como o comediante Carlos Alberto de Nóbrega conviveram com ele neste período e tiveram contato com o momento de luto do dono do SBT. "Só vi o Silvio chorar duas vezes e essa foi uma delas”, contou o humorista.
Primeiro casamento escondido
O casamento com Maria Aparecida durou até 1977, quando ela morreu vítima de um câncer de estômago. O apresentador comentou sobre isso anos mais tarde, mas com algum arrependimento por ter escondido tanto a família do público para poder manter a fama de galanteador.
“As moças que vão ao auditório e fazem desses cantores verdadeiros ídolos não admitem que eles se casem”, comentou ele, que já era casado, em uma entrevista ao jornalista Décio Piccinini, que foi jurado do programa "Show de calouros", comandado por Silvio nas noites de domingo do SBT. “As moças acham detestável aplaudir, gritar, chorar, pular, festejar alguém que pertence a uma outra. Isso toca no amor-próprio da mulher. Acham ridículo e até humilhante bater palmas para um homem que vai chegar em casa e vai beijar e abraçar outra.”
Anos mais tarde, em 1988, em um programa de TV, quando já era um dos mais conhecidos nomes na televisão brasileira, ele lamentou esse ocorrido: “Quando eu me lembro da minha mulher que morreu, e quando eu me lembro que eu dizia ser solteiro. Quando eu me lembro que eu escondia as minhas filhas para poder ser o galã, para poder ser o herói”, contou. “Quando eu falo com a minha consciência, eu acho que é uma das coisas imperdoáveis que eu fiz, diante da minha imaturidade”, continuou.
Em outra oportunidade, quando foi perguntado uma vez sobre quais seriam a sua maior alegria e tristeza, ele respondeu: “Minha maior tristeza foi a morte da minha esposa chamada Cida, aos 39 anos de idade, com câncer no estômago. A minha maior alegria foi ter conhecido a minha esposa Íris, mãe das minhas quatro filhas”. Aliás, o casamento com a novelista de 76 anos começou cerca de cinco anos depois da morte de Maria Aparecida, em 1981.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99