Cidades
Afundamento dos bairros de Maceió é tema do livro de poemas de Yara Fers
Lançamento da obra “O peito perfurado da terra” em Maceió será no 17 de agosto, no Café da Vó
No dia 17 de agosto, às 17 horas, ocorre o lançamento presencial em Maceió-AL do livro de poemas “O peito perfurado da terra”, da escritora Yara Fers. O evento será no Café da Vó, e contará com a mediação da escritora alagoana Milena Maria Testa. A obra está sendo publicada pela Editora Arpillera, uma editora de livros artesanais. Cada exemplar deste livro é produzido, costurado e numerado manualmente.
“O peito perfurado da terra” traz poemas criados a partir de uma tragédia socioambiental, o afundamento de bairros inteiros de Maceió a partir da atividade mineradora na cidade. Perfurações no solo ocorridas desde a década de 70, tremores de terras, rachaduras nas casas e ruas, realocamento de mais de 60 mil pessoas, todos esses cenários se erguem (e afundam) nos versos.
A terra surge personificada, como corpo ferido e desnudo. Há poemas concretos que evocam imagens da tragédia. Em outros, essa fotografia se desenha na mente, pela descrição sensorial. Há ainda textos que universalizam e conectam o tema local a outras tragédias ambientais e sociais da atualidade. A obra traz para a ecopoesia as feridas da terra esburacada e das pessoas atingidas.
Os poemas partem do ocorrido em Maceió, mas universalizam o tema, conectando-o com a devastação ambiental ao planeta de forma geral. Trazem para a temática a forma como as pessoas são afetadas em desastres como esse, aspectos mais técnicos do solo e uma preocupação com o futuro e as soluções. Além disso, a terra aparece na obra sempre como um corpo humanizado e feminino, por meio de recursos poéticos.
No prefácio, a escritora alagoana Milena Maria Testa diz que “nada mais bem-vindo em tempos de discussões acirradas sobre mudanças climáticas, migrações causadas por alterações no meio ambiente e gradual escassez de recursos naturais que sustentam a vida – incluídos os seres humanos – há tantas gerações”.
Já o posfácio é assinado pelo professor do Centro de Tecnologia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), doutor, arquiteto e urbanista Rubens de Oliveira Duarte. No texto, ele diz: “Parabéns, Yara pela minúcia da sua escrita, pelo registro cuidadoso de detalhes — às vezes tão imperceptíveis —, do carinho e respeito às memórias e afetividades”.
A autora Yara Fers nasceu em Ribeirão Preto (SP) e mora na Bahia há nove anos, em Arembepe, Camaçari. Criou a Editora Arpillera, de livros artesanais, e é editora de comunicação do Portal Fazia Poesia. “O peito perfurado da terra” é o décimo livro publicado por Yara, que já trouxe ao mundo obras de poemas, romance e infantis. Já teve seu trabalho reconhecido em premiações como 1° lugar no Concurso Tâmaras 2023, 1° lugar no Prêmio Book Brasil, narrativa longa e narrativa curta; 3° Lugar Prêmio Off Flip 2022, 5° lugar no Prêmio Barueri 2021, entre outros.
O livro já está à venda no site da editora.
Local: Café da Vó
Rua Santos Pacheco, 261, centro. Maceió/AL
Instagram: @editoraarpillera e @yara.fers
Link de venda: https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/o-peito-perfurado-da-terra---yara-fers/p
Site: www.editoraarpillera.com.br
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
2GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
5SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’