Economia
Vendas do comércio caem 1% em junho, diz IBGE

As vendas do comércio varejista caíram 1% em junho, na comparação com maio, quando a alta ficou em 0,9%. Foi a primeira queda no ano, depois de registrar taxas positivas nos primeiros cinco meses.


O resultado de agora também ficou muito aquém do verificado em igual mês de 2023, quando houve resultado positivo de 4%.
A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que quatro das oito atividades investigadas tiveram desempenho negativo na passagem de maio para junho.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o que mais pesou foi o resultado ruim de dois setores específicos, que têm maior influência na composição geral do indicador.
"O destaque fica para atividade de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve uma queda de 2,1%. Como essa atividade tem um peso superior a 50% de todo o varejo nacional, o indicador geral fechou em queda. Outra atividade que contribuiu para o resultado geral negativo foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, setor que engloba lojas de departamentos, lojas de brinquedos, artigos esportivos e joalherias, com uma queda de 1,8%.
Apesar da queda no volume de vendas do comércio varejista, Cristiano Santos enfatiza que o desempenho no primeiro semestre foi bastante expressivo, com alta de 5,2%, bem acima do acumulado de janeiro a maio de 2023, de 1,7%.
Economia Rio de Janeiro 14/08/2024 - 11:06 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Vendas comércio IBGE quarta-feira, 14 Agosto, 2024 - 11:06 108:00
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
3ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
4EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
5
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal