Internacional

Imagens de vice de Kamala detido há 29 anos por dirigir embriagado são recuperadas

Agência O Globo - 07/08/2024
Imagens de vice de Kamala detido há 29 anos por dirigir embriagado são recuperadas
- Foto:

Uma foto do registro policial do momento em que Tim Walz, escolhido para ser o vice na chapa encabeçada por Kamala Harris na disputa pela presidência dos Estados Unidos, passou a circular menos de 24 horas depois de ele ter sido anunciado na chapa. Na ocasião, em 30 de setembro de 1995, ele foi preso acusado de dirigir embriagada e ultrapassar o limite de velocidade, segundo o portal britânico.

Naquele período, o atual governador do estado americano de Minnesota atuava como professor de uma escola e treinador de futebol americano, além de atuar na chamada Guarda Nacional do Exército. Walz foi flagrado dirigindo um veículo a uma velocidade superior a 150 km/h em uma via em que o limite era de 55 milhas/hora (cerca de 88 km/h).

Um relatório feito por policiais na ocasião do acidente apontou "um forte odor de bebida alcoólica no hálito e no corpo de Walz". Esse relatório policial, contudo, seria suprimido após ele se declarar culpado do crime de direção perigosa.

Na ocasião, ainda segundo o Daily Mail, Walz falhou "no teste de sobriedade, no teste do bafômetro e no teste de sangue", apresentando uma concentração de álcool no sangue de 0,128.

O advogado afirmou, na ocasião, que o excesso de velocidade seria resultado não da suposta embriaquez dele, mas de um problema de audição, que o fez pensar que o policial que o seguia, dando ordem de parada, fazia, na verdade, uma perseguição contra ele.

"O policial não ligou as luzes vermelhas [...[ alguém apareceu muito rápido atrás dele, e ele não sabia o que estava fazendo, então ele acelerou para tentar fugir, temendo que alguém estivesse atrás dele. Eis que era um patrulheiro estadual que estava atrás dele, então, quanto mais rápido ele ia, mais rápido o policial da patrulha estadual ia. Finalmente, ele ligou as luzes vermelhas", justificou o advogado de Walz na ocasião.