Geral

A pedido da Rede Globo, STF julga em agosto rompimento da parceria com a TV Gazeta

Redação 27/07/2024
A pedido da Rede Globo, STF julga em agosto rompimento da parceria com a TV Gazeta
Foto: Arquivo

Foi definido por sorteio que o ministro Kassio Marques Nunes será o relator do processo que irá julgar no próximo mês de agosto no Supremo Tribunal Federal (STF) o rompimento do vínculo entre a Rede Globo e a afiliada em Alagoas, a TV Gazeta, do ex-presidente Fernando Collor de Mello. As emissoras mantem uma parceria desde 1975.

Uma decisão tomada em junho pelo Tribunal de Justiça de Alagoas forçou a Rede Globo a renovar o acordo com a Rede Globo até 2029.

Em outubro do ano passado, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos.

Entre eles, o uso da afiliada, por parte de Collor, para receber propina em um esquema de corrupção, o que levou Collor a ser condenado a oito anos de prisão.

No início de novembro, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de afiliação, alegando que, sem o aporte da maior emissora do país, a empresa não iria conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas. A TV Gazeta alega que, se o contrato não for renovado, haverá demissões em massa, com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

A empresa carioca alega que a TV Gazeta segue com dívidas gigantes e que o atual acordo não resolve o problema de recuperação judicial da empresa. O relator do caso, Paulo Zacarias, deu um parecer favorável à emissora, mas os outros dois desembargadores divergiram, alegando que a TV Gazeta iria falir sem o vínculo com a Globo.

Desde o ano passado, a Globo já tem um acordo verbal firmado com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, a empresa carioca no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta.