Política

Em convenção, PT e partidos da federação oficializam apoio a Eduardo Paes no Rio

Em votação simbólica, as três siglas concordaram com a aliança

Agência O Globo - 26/07/2024
Em convenção, PT e partidos da federação oficializam apoio a Eduardo Paes no Rio
Eduardo Paes - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O PT oficializou nesta sexta-feira o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD) no Rio. Apesar da pressão ao longo do ano para tentar ter a vice, a possibilidade de não integrar a aliança caso se confirmasse a formação de uma chapa puro-sangue do PSD — como vai ocorrer — era mais uma tática do que uma possibilidade real.

A decisão foi tomada em conjunto com os demais partidos que integram a federação Brasil da Esperança, PCdoB e PV. Em votação simbólica, as três siglas acataram o apoio, que também tinha sido encaminhado pela direção nacional.

No início de 2023, o PT entrou na gestão Paes e ganhou três secretarias: Meio Ambiente, Assistência Social e Economia Solidária. Além da parceria no âmbito local, um marco do último ano e meio foram as constantes agendas do prefeito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Rio foi a cidade mais visitada pelo petista em 2024.

— Estamos dando nossa contribuição na construção da frente contra o fascismo representado pelo bolsonarismo. Inclusive, cortando na carne, abrindo mão da composição da chapa (com a vice). Tudo pela unidade e fortalecimento da governabilidade do governo Lula — afirma o presidente do PT carioca, Tiago Santana. — Acreditamos que o Eduardo vai ajudar muito, agora e em 2026, na reeleição do Lula. Aqui no Rio, vamos esperar passar a eleição e sentar para discutir a gestão da prefeitura através de políticas que atendam ao povo carioca.

A federação separou a lista de candidatos a vereador em 46 petistas, três do PV e dois do PCdoB.

Além das três legendas, Paes tem na esquerda os apoios de PDT e PSB. Assim como na reeleição de 2012, o prefeito deixou o PSOL como única oposição de esquerda.

Outros partidos que vão integrar a campanha são o Solidariedade e o Podemos. A aliança deve dar ao candidato à reeleição o maior tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio.