Internacional
Antes de Biden desistir de campanha à reeleição, principais doadores sinalizaram apoio à nomeação de Kamala Harris
Decisão do presidente americano prepara cenário para uma disputa intensa e abreviada para construir uma nova chapa democrata

Antes da decisão do presidente Joe Biden de desistir da candidatura à reeleição, como foi anunciado neste domingo, doadores de peso procuraram a equipe da vice-presidente Kamala Harris para sinalizar que estariam dispostos a apoiá-la se ela concorresse à presidência. A informação, divulgada pela CNN hoje, foi confirmada por três pessoas próximas às discussões durante a campanha. Biden anunciou apoiar Kamala para que ele dispute a corrida presidencial.
Decisão: Joe Biden desiste de campanha à reeleição da Presidência dos EUA e indica apoio à Kamala Harris
Ainda incerto: Biden anuncia apoio a Kamala Harris, mas candidatura não é automática; entenda como será a escolha
"Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas — é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso", escreveu Biden no X, minutos depois de anunciar sua desistência.
Segundo a CNN, antes que a decisão da desistência de Biden da disputa presidencial fosse divulgada, doadores importantes confirmaram, voluntariamente, que apoiariam o nome de Kamala para o posto. Um doador que participou numa dessas conversas descreveu a decisão como a mensagem: “Se alguma coisa mudar, estaremos ao seu lado”, disse o canal de notícias americano.
Até o momento, Kamala parece ter a melhor resposta nas pesquisas eleitorais. Conforme dados do instituto de pesquisa Morning Consult, 30% dos eleitores democratas a apoiam como a substituta de Biden. Newsom é o próximo na preferência, com 20% de apoio. Além disso, pesquisas realizadas após o debate da CNN na semana passada, em Atlanta, mostram a vice-presidente com apenas dois pontos percentuais atrás de Trump em números nacionais (47% x 45%).
'Czar da fronteira': Cotada para substituir Biden, Kamala Harris vira alvo de republicanos na convenção
A escolha de Kamala ainda não é dada como certa. Há ainda a possibilidade de a vice-presidente ser desafiada em uma convenção aberta, caso não consiga os votos necessários para garantir a indicação do partido na primeira rodada de votações.
As principais doações para a campanha de reeleição de Biden diminuíram consideravelmente nas semanas posteriores ao debate na CNN, no início deste mês. Na ocasião, o comportamento do presidente chamou a atenção do público, que levaram a questionamentos sobre a saúde dele. Biden se perdia em algumas respostas e tinha uma postura desconexa, como ao observar Donald Trump falando, ficava de boca aberta.
Ainda de acordo com a CNN, grandes doadores que demonstravam preocupação com a candidatura e postergaram as doações, começaram a procurar conselheiros, expressando a vontade de doar à campanha de Kamala Harris.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Conheça Alexsandro, zagueiro do Lille que foi catador de latinhas e debuta na seleção
-
2SÃO PAULO
Tragédia em Limeira: Procurador jurídico mata esposa e filho e tira a própria vida em condomínio de alto padrão
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Gestão frágil de Luísa Duarte, precariedade generalizada e governo sob controle remoto do “imperador”
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OBITUÁRIO
Nota de Falecimento em Palmeira dos Índios – José Caetano Filho