Variedades
Inácia de 'Renascer', Edvana Carvalho relata surto que sofreu quando dava aulas: 'Difícil aceitar que eu estava entrando em depressão'
Atriz explica que vivenciou muita violência na escola, episódios que a afetaram drasticamente: 'Gatilho doloroso'

Quem vê Edvana Carvalho brilhando em " Renascer" na pele de Inácia, não imagina que ela passou por momentos de terror há cinco anos, quando quase entrou em depressão. Após um período dando aulas de teatro na periferia de Salvador (BA), sua cidade natal, ela precisou se afastar das escolas por conta de seu estado de saúde. Depois de uma consulta a um psiquiatra, a atriz também descobriu que estava com síndrome de Burnout (distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho).
Personagem em 'Renascer': Edvana Carvalho festeja a repercussão de Inácia, papel que conta ser reverência às mulheres de sua família
Próximos capítulos: Nos resumos de 'Renascer', Tião Galinha é preso
— Eu surtei. Tive uma síndrome, porque estava vendo professores serem violentados e desrespeitados. Comecei a achar que tudo que eu tinha feito até ali não valia nada. Que eu só ia adoecer e eles iam me trocar por outra pessoa. Era muito difícil aceitar que eu estava entrando em depressão. Comecei a ter vários sintomas de pânico e tristeza. Até que resolvi não ir mais. Após uma consulta no psiquiatra, descobri que também estava com síndrome de Burnout — conta a atriz de 57 anos.
Após ajuda médica, Edvana começou a tomar remédios e seu estado de saúde melhorou. Apesar dos problemas, a artista baiana afirma que amava ensinar adolescentes e jovens sobre o ofício do ator.
— Eu já estava tendo as crises em sala de aula. Ao mesmo tempo era uma tristeza perceber que estava adoecendo por causa de um trabalho que gostava tanto de fazer. Isso me deu uma dor tamanha. Como se eu tivesse faltando com minhas obrigações. E aí me culpei por isso. Comecei a me tratar com remédios, depois parei — afirma.
Após início de depressão, Edvana Carvalho se afastou das aulas
Após os momentos conturbados, Edvana Carvalho até pediu para voltar para a sala de aula, mas, hoje em dia, entende que não é a hora para retornar para a classe.
— Foi muito duro para mim. Difícil demais! Ainda não sei se volto para completar os anos e me aposentar ou se largo de vez. Porque não me iludo com o sucesso atual. Não é garantia de nada para o futuro. Não posso lembrar da época em que dava aula de teatro que me vem logo um gatilho doloroso. Então acho que ainda tem alguma coisa dentro de mim que precisa sarar. Quando eu terminar a novela, quero voltar a ter sessões (de terapia) para resolver isso. Para a sala de aula, acho mesmo que não consigo voltar, mas eu posso contribuir com as escolas com palestras, por exemplo — pontua.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores