Política

Salles diz que voltará ao Novo para concorrer ao Senado, partido do qual foi expulso em 2020

Em post no X, parlamentar disse que pretende estar ao lado do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas urnas de 2026

Agência O Globo - 06/07/2024
Salles diz que voltará ao Novo para concorrer ao Senado, partido do qual foi expulso em 2020
Ricardo Salles - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) comentou em suas redes que pretende voltar ao Novo, partido do qual foi expulso em 2020, para disputar o Senado em 2026. Em post no X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que recebeu o convite oficial da legenda e que pretende estar ao lado do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas urnas.

"Recebi, oficialmente, convite do Partido NOVO para concorrer ao Senado em 2026 pelo meu Estado de São Paulo. Seis anos depois de ter sido expulso pelo Amoedo por ter me tornado, com muito orgulho, Ministro do Bolsonaro, com quem estive, estou e sempre estarei junto ! Aliás, será mto bom ombrear com meu amigo Eduardo Bolsonaro para as duas vagas do Senado em 2026 por SP !", escreveu.

No post, Salles comentou ainda a saída do partido. Segundo ele, a expulsão se deu por ter aceitado o cargo de Ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro. O desligamento, no entanto, aconteceu só em 2020, quase dois anos sua posse no cargo.

A representação que culminou em sua expulsão pelo Conselho de Ética da legenda era assinada pelo ex-candidato ao governo do Rio Marcelo Trindade , o deputado estadual Chicão Bulhões e Ricardo Rangel , que concorreu a deputado federal. O texto afirmava que Salles estava “desdenhando de dados científicos”, “revogando políticas públicas sem qualquer debate prévio” e “atuando com absoluta irresponsabilidade” enquanto ministro.

Após a publicação, Salles recebeu mensagens de outros integrantes do Novo comemorando a decisão de retornar à legenda. O ex-deputado Deltan Dallagnol prometeu repetir a parceria que tinha com Salles na Câmara no partido.

"Bem-vindo Salles ao Novo! Contente em lutar junto com você como fazia na Câmara, agora como colega no Novo! Sua vinda fortalece este time!", escreveu.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou que também pretende concorrer ao Senado no Rio Grande do Sul, como Salles.

"Alegria demais, de volta ao Novo e para fazer o Novo de verdade com a gente! Quero estar contigo também no Senado, está valendo ainda mais fazer essa caminhada pela justiça, pela direita e pela liberdade!", escreveu.

Desde que foi para o PL, Salles teve alguns desgastes com o partido por querer concorrer à prefeitura de São Paulo, mas ser impedido pela legenda, que optou por apoiar a campanha de reeleição de Ricardo Nunes (MDB).