Economia

Mapa interativo mostra como os 639 shoppings do Brasil estão distribuídos por estado

Acre e Rondônia surgem no final da lista, com um estabelecimento cada

Agência O Globo - 06/07/2024
Mapa interativo mostra como os 639 shoppings do Brasil estão distribuídos por estado

No Brasil, atualmente, a população pode desfrutar de um total de 639 shoppings espalhados pelo território nacional, segundo o levantamento de 2023/2024 da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Os dados mostram que cerca de 50,7% desses estabelecimentos comerciais estão localizados no Sudeste, liderado pelo estado de São Paulo.

Leia também: Elon Musk confirma nascimento de 12º herdeiro e rebate relatos de parto 'secreto'

Trilionário: Elon Musk vai receber bônus de R$ 305 bilhões como remuneração de acionistas da Tesla

Os paulistas lideram a lista com mais que o dobro de shoppings registrados no segundo colocado. O estado apresenta um total de 193 centros, que representam cerca de 30,2% do total. A medalha de prata fica com o Rio de Janeiro, com 71 shoppings, que representam 11,1%. Fechando o pódio, está Minas Gerais, com 48, cerca de 7,5%.

Com os 12 centros construídos no Espírito Santo, que aparece mais abaixo na lista, a região Sudeste totaliza 324 shoppings, aproximadamente 50,7% do total. Juntos, os quatro estados têm 41,8% da população brasileira, com 85 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, a região representa 52,3% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo os dados mais recentes, divulgados em 2021.

No final do ranking, estão empatados Acre e Rondônia, com apenas uma unidade em cada. O Norte é a região que conta com menos shoppings, totalizando 30 centros nos sete estados.

Novos estabelecimentos

Neste ano, 18 shoppings devem ser inaugurados no país, dentre eles, 7 estão sendo construídos em São Paulo. Estados que também devem receber novos centros são Paraná (3), Sergipe (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

Em 2023, o faturamento total dos shoppings brasileiros foi de R$ 194,7 bilhões – alta de 1,5% em relação aos R$ 191,8 bilhões do ano anterior. Ainda segundo o levantamento, o número médio de visitantes por mês foi de 462 milhões –alta de 4,3%.